Tem peça de bike parada em casa? Participe da Feira de Trocas da Oficina Mão na Roda
Sabe aquele pneu de cravos que você deixou de lado para usar um mais fininho? Ou aquele alforge florido que sua tia te deu mas você nunca usou? Já pensou que todas essas peças e acessórios que nós ciclistas vamos acumulando podem ser muito melhor usadas por outros ciclistas?
Essa é a ideia da Feira de Trocas do Projeto Mão Na Roda, que além de te ajudar a fazer a manutenção da sua bicicleta toda terça-feira à noite no Centro Cultural São Paulo, está organizando um evento para reunir os ciclistas e pedalar contra a obsolescência programada que nós mesmo criamos.
Mas Aline Os adverte “a feira não funcionará como espaço para descarte de “ciclolixo”. As peças devem estar em boas condições de uso. “Pedimos que não tragam aquela peça que você sabe que não tem mais utilidade ou reparo”, explica uma das organizadoras do evento.
Vendas são proibidas. O espirito da festa é promover o escambo de itens para bicicletas e a troca de experiências. Vale lembrar de levar uma sacola ou mochila para poder transportar as novas aquisições, pois sacolinhas plásticas não estarão disponíveis.
Aline contou ao Bike é Legal que a realização da feira é um desejo antigo do corpo de voluntários e frequentadores da oficina. “Por ser um espaço de gestão horizontal, que se mantém através de doações voluntárias para compra e reposição de insumos e ferramentas de manutenção de bicicleta, nada melhor do que proporcionar uma forma alternativa de aquisição de peças, sem uso de dinheiro, disseminando a ideia da economia de escambo, uma prática sustentável que beneficia à todos e ao meio ambiente”, explica a voluntária.
Sobre a dinâmica de trocas, Aline explicou que haverão algumas mesas cedidas pelo Centro Cultural SP, mas que a ideia é mesmo que os ciclistas “circulem pelo espaço livremente até encontrarem algo pelo qual se interessem e finalizem o escambo”.
Além da feira de troca, o domingão irá contar com as serigrafias de Alexandre Ribeiro, o Aleba. Então já separa aquela camiseta básica que você quer dar outra cara e leve com você! No dia também haverá a participação do Mapa Pedal Afetivo em Sampa, um projeto de Jô Pereira que busca por meio do stencil e da costura traçar memórias importantes que o pedalar proporciona para cada um. Além de tudo isso, estaremos ao som do Ciclosonoro.
Quado? Dia 29 de julho, próximo domingo. Onde? Rua Vergueiro, 1000 no espaço da Oficina Mão na Roda. Quanto? Tudo de graça, inclusive as peças que só devem ser trocadas.
Para confirmar sua presença e ficar por dentro das novidades, acesse o evento no Facebook. Abaixo, confira nossa videorreportagem especial na Oficina Mão na Roda: