Pedaladas Noturnas no ABC Paulista: lazer, amizades e incentivo ao uso da bike
Há muito tempo, impulsionado por Renata Falzoni, surgia o primeiro grupo de pedal noturno de São Paulo, denominado Night Biker’s. De lá para cá, felizmente, os pedais noturnos só aumentaram. No ABC paulista, pedaladas noturnas planejadas por ciclistas locais e apoiadas pelas prefeituras da região estão longe de serem apenas passeios. Elas são também um grande incentivo ao uso e à incorporação da bicicleta como filosofia de vida. Além disso, contribuem para a formação de novos ciclistas. Assim, resolvi trazer um pouco dos relatos dos organizadores destas Pedaladas. Bora pedalar!
Pedal Noturno Santo André/SP
Renata Peres, ciclista e uma das organizadoras do evento, contou que o Pedal Noturno da cidade de Santo André nasceu da união da prefeitura com alguns grupos de ciclistas. Um fato bacana é que foi a própria administração pública que procurou os bikers! Depois de muita conversa, o primeiro pedal oficial ocorreu em 07 de junho de 2013.
Segundo Renata, as redes sociais também foram determinantes para que ocorresse êxito no projeto. Todo passeio é organizado pelo Departamento de Trânsito de Santo André e pelo grupo Pedal Santo André, administrado por ela.
Infelizmente, nem tudo é perfeito. Segundo Renata, há imprudências praticadas por alguns ciclistas que “empinam” suas bikes, oferecendo risco de acidente aos demais participantes. Para ela, a prefeitura poderia ter um papel maior na conscientização desses indivíduos durante o passeio. Renata ainda sugere algo bem interessante: uma política de empréstimos de bicicleta, promovida pelo poder público, incluindo acessórios de segurança, para que assim, mais pessoas possam participar do evento.
A ciclista enfatizou o fato de que a pedalada noturna não é apenas um meio de lazer, mas também uma grande incentivadora ao uso da bicicleta como meio de mobilidade:
“Sem sombra de dúvida, o Pedal Noturno é um incentivador em relação a todas as formas de uso da bike! Eu mesma voltei a utilizar a bicicleta para o trabalho (…). Assim como eu, várias pessoas começaram a usar a bike como forma de transporte.
Vale lembrar também, que a nossa Ciclofaixa de Lazer e todos os outros Pedais Noturnos da região, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (onde também ajudei no início), surgiram graças ao sucesso que foi e ainda é o Pedal de Santo André, além da parceria dos ciclistas e da boa vontade do poder público.
Hoje eu posso dizer que a bike mudou minha vida: saí de uma depressão, ganhei vários amigos, obtive muito mais disposição, saúde e, além disso, cheguei a conhecer meu marido no Pedal. Meu maior estímulo atualmente é incentivar todas as pessoas que eu conheço a enxergarem a bike da mesma forma que eu: como um modal limpo, promissor, barato, democrático e tão divertido! Se ela mudou minha vida, pode mudar a vida de várias outras pessoas também! Não tenho nem o que dizer, quem conhece sabe, BIKE é tudo de bom!”, concluiu Renata.
Todas terças-feiras.
Ponto de Encontro: Paço Municipal – Praça IV Centenário, s/nº (ponto de referência: Próximo ao Fórum, ao lado do espelho d´água).
Concentração: 20 horas
Saída: 20h30
Pedal Noturno São Bernardo do Campo/SP
Diná Harumi, ciclista, uma das atuais organizadoras do Pedal Noturno de São Bernardo, relatou que aprendeu a pedalar há mais ou menos dois anos. Quando iniciou, frequentava em São Bernardo do Campo/SP pedais noturnos independentes (sem escolta), onde os ciclistas mais experientes ajudavam a monitorar o percurso e orientavam os iniciantes. O grupo era composto em torno de 30 a 80 pessoas e cada vez mais, o número de frequentadores só aumentava.
Visando uma melhor segurança dos ciclistas, Diná, que é dentista da prefeitura de são Bernardo do Campo/SP, buscou contato com o secretário de lazer e esportes da cidade. Depois de vários encontros, em dezembro de 2014 nasceu um pedal piloto com uma moto, duas viaturas do departamento de trânsito e um caminhão de apoio. Além disso, os ciclistas mais experientes continuaram a colaborar com orientações e monitoramento.
O Pedal Noturno de São Bernardo conta também com o organizador Marcos Pigozzo, além do apoio da CET e GCM.
O trajeto é definido através de sugestões dos organizadores, que posteriormente são passadas pelo departamento de trânsito. Este por sua vez, checa a situação do percurso: se há obras, como está o trânsito local, como estão os acessos, etc. Segundo Diná, são cerca de 20 km percorridos nos passeios.
“Todas as quartas, no estacionamento do ginásio Poliesportivo de SBC, 19h, temos um espaço de convivência do ciclista, onde a prefeitura monta um palco com um telão, e nele são projetadas imagens e vídeos de pedaladas, clipes de música, orientações de segurança aos ciclistas participantes, etc.
O microfone é aberto para quem quiser divulgar passeios ciclísticos.
20h sai o Pedal, enfatizou Diná.
Apesar do evento ser extramente positivo, a organizadora lamenta alguns fatos:
“Alguns participantes ainda insistem em fazer manobras perigosas como pedalar em alta velocidade, empinar as bicicletas, fazer ultrapassagens intempestivas, ocupar mais de uma faixa nas ruas! Nossa conduta é priorizar a segurança da coletividade.
Estamos precisando cada vez mais do apoio da prefeitura, CET e GCM no sentido de ter mais motos, pois um Pedal que começou com 70 bicicletas, em menos de um ano, já conta com cerca de 450 participantes todas as semanas.
Diná apontou muitas mudanças de hábitos entre as pessoas que frequentam os passeios. Para ela, havia na cidade uma carência de espaço para iniciantes pedalarem de maneira segura. O Pedal Noturno supriu essa necessidade e como consequência, grupos de amigos e familiares estão se juntando para pedalar.
“O Pedal Noturno é de todos, vamos cuidar do nosso Pedal!
Gostaríamos que cada um dos participantes deste evento, amadurecesse o senso de que também é responsável pela manutenção e sucesso deste passeio”, finalizou a ciclista.
Todas quartas-feiras
Ponto de encontro: Ginásio Poliesportivo – Av. Kennedy nº1155 – Bairro Anchieta.
Concentração: 19h
Saída: 20h
Pedal Noturno São Caetano do Sul/SP
Paulo Roberto de Jesus (Roberto da Proerd), ciclista, vereador de São Caetano do Sul e um dos organizadores do evento, relatou que a ideia de promover a pedalada surgiu através de um comentário de um ciclista da cidade, Paulo Castro, que informou sobre o Pedal Noturno de Santo André. “Fui juntamente com minha esposa e o Paulo conhecer o passeio de Santo André. A dimensão do evento chamou minha atenção. Então, começamos as tratativas com o prefeito e com os Secretários da cidade de São Caetano para que nossa ideia viesse se concretizar. Isso aconteceu em setembro de 2014, porém o início da ação do governo deu-se em março de 2015 e vem ocorrendo até hoje com resultados satisfatórios”, exaltou.
Roberto detalhou que através de reuniões, apresentaram ao prefeito as intenções do passeio, assim definidas por ele: “trazer socialização, uma melhor qualidade de vida, um momento de lazer para aliviar o estresse do dia a dia das pessoas. Sem o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana – SEMOB e da Guarda Civil Municipal – GCM, ficaria muito difícil que o passeio acontecesse, por questões de segurança”. Segundo ele, parte dos ciclistas participantes também colaboram com a organização da Pedalada.
Contudo, algumas vezes, durante o evento, aparecem problemas oriundos da conduta de algumas pessoas: “Por ser um Pedal aberto ao público, existem alguns jovens que querem fazer manobras arriscadas e brincadeiras indevidas que colocam em risco crianças e ciclistas menos experientes, por isso, nosso grupo vem buscando soluções para minimizar esses incidentes e como temos uma intenção social, estamos nos organizando com frequência para realizarmos ações diversificadas”, apontou o organizador.
Mesmo sendo um evento relativamente novo em São Caetano do Sul, Roberto enfatizou que muitos frutos já estão sendo colhidos com a iniciativa; como a conscientização de que a bicicleta pode ser utilizada como meio de transporte e não apenas no lazer, bem como a difusão e o ensinamento das leis de trânsito. Além disso, o grupo do Pedal São Caetano, por afinidade, está cada vez mais aumentando e se reunindo em muitas outras atividades.
Por fim, Roberto deixou seu recado: “Vamos Andar de Bike! Vamos buscar uma melhor qualidade de vida, fazer da bicicleta, além de um meio de transporte, um meio de nos relacionarmos com outras pessoas. Isto tem sido um ponto forte do Pedal São Caetano, independente de classes sociais. Hoje a bike tem nos unido”.
Todas segundas-feiras
Ponto de encontro: Portão principal do Espaço Verde Chico Mendes – Avenida Fernando Simonsen nº 566 – Bairro Cerâmica.
Concentração: 20 horas.
Saída: 20h30