Menor velocidade = mais fluidez e muito mais segurança, entenda o porquê
Velocidade máxima não determina fluidez, o que contraria as asneiras repletas de preconceitos usadas pelos críticos a redução da velocidade dos carros nas ruas de SP.
É impressionante como pessoas inteligentes, bem formadas, declamam imensas asneiras repletas de preconceito, quando o assunto é redução de velocidade de veículos ruas. É fácil provar com números simples, porque reduzir a velocidade dos carros nas ruas é bom para todos.
Vamos lá:
Velocidade máxima não determina fluidez e sim a velocidade média. Veja aqui nesse vídeo a experiência que mostra que para passar por um funil, o melhor é controlar a fluidez da chegada dos grãos a esse funil. Esse paralelo vale para o trafego como um todo.
Com esse vídeo fica fácil entender que, quanto mais próxima da velocidade média for da velocidade máxima, mais eficiente será o sistema como um todo.
Carros são dirigidos por pessoas, que além de falhas, respondem a reflexos. A regra básica de segurança, que deveria ser ensinada na auto escola, é que a distância entre os veículos em uma pista, deve ser de pelo menos dois segundos, que é o tempo de reação de frenagem normal de um motorista.
Assim um motorista para saber se está a uma distância segura do veículo a sua frente, deve marcar um ponto fixo por onde o veículo a sua frente passou, e contar dois segundos para que o seu veículo passe por esse mesmo ponto.
Veja a tabela do espaço percorrido por um veiculo em dois segundos, de acordo com a velocidade:
Velocidade
km/h m/s m/minuto distância corrida em 2s carros por km na via
70 km 19,44 1166,40 38,88 m 25
60 km 16,66 999,60 33,32 m 30
50 km 13,88 832,80 27,77 m 36,01
Agora façamos uma regrinha básica de tres para saber a fluidez da pista em relação a velocidade:
A 70 km/h quantos carros passam por minuto em uma via com os motoristas mantendo uma distância segura uns dos outros?
1166,40 m = x carros
1000 m = 25 carros
x = 1166,40 x 25 / 1000 = 29,16 carros por segundo
Fazendo o cálculo para as outras velocidades temos a seguinte tabela:
Velocidade carros por minuto
70km/h 29,16
60 km/h 29,988
50 km/h 29,989128
Portanto veja como a fluidez de uma via aumenta com a redução da velocidade, sendo que de quebra ainda temos um significativo aumento da segurança de todos. Quanto mais baixa a velocidade, menor a distância de frenagem, e aí os cálculos são muito favoráveis.
A argumentação dos que se opõem a reduzir as velocidades nas vias se apoiam na ignorância dos fatos e no ponto de vista do indivíduo e não da coletividade. Essa regra segue para as resistências contra ciclovias, contra o resgate de espaços antes usados para estacionar carros, e por aí vai. São argumentos individualistas.
Vamos fazer mais uma continha básica aqui, quanto tempo um motorista “perde” em um trajeto de 10 km, quando ele roda a uma velocidade melhor para todos, inclusive ele?
Veja a tabela:
Velocidade (que tem que ser média) tempo para percorrer 10km
70 km/h 8 min 35 seg
60km/h 10 min
50 km/h 12 min
Assim em uma utopia total, em uma cidade livre de carros e cidadãos nas ruas, a diferença seria de apenas 3 minutos e meio.
Vale a pena? É argumento? Fica a pergunta, a pressa vale a pena? A ignorância vale tanto estresse?
Não claro que não.
Esse é o tipo exemplo de que menos vale muito mais.
Na real já é passada a hora de desmascararmos tanto preconceito e tanto individualismo nos debates de nossa sociedade.