Brasileiros no Velo-city: Programa Transporte Livre incentiva ir de bike ao trabalho
Dentre as iniciativas do Programa, está a implantação de um bicicletário adequados com vagas para 66 bicicletas, o lançamento da Revista Pedalando e a organização de três pedaladas.
Em alinhamento com o Programa Estadual CicloParaná, o Programa Transporte Livre, também com objetivo de implantar a cultura da bicicleta no Estado do Paraná, desenvolveu na CELEPAR (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) diversas iniciativas para incentivar e promover o uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho.
Divulgação
Pedalada promovida para os funcionários da empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná
Segundo os idealizadores do Programa, “Esse trabalho foi desenvolvido porque a bicicleta representa uma alternativa que se inscreve numa política geral de revalorização do ambiente urbano e de melhoria da qualidade de vida. Além das vantagens mais óbvias como redução de emissões, prática regular de atividade física e economia pessoal com transporte, tem sido comprovado que funcionários ciclistas geram um custo menor para a empresa, têm menor índice de absenteísmo e além de tudo, pedalar é mais seguro do que dirigir.”
Dentre as iniciativas do Programa, está a implantação de um bicicletário adequados com vagas para 66 bicicletas, o lançamento da Revista Pedalando (Uma publicação para divulgar as novidades do programa, orientar sobre boas práticas de pedalada e valorizar os funcionários que adotaram a bicicleta.) e a organização de três pedais com os funcionários da empresa.
Divulgação
Edição e primavera da Revista Pedalando
Aqui é possível acessar o relatório completo do Programa Transporte Livre!
Planos para o futuro
Segundo o mesmo relatório, o ano de 2014 apresentou avanços consideráveis, principalmente na área de infraestrutura. Em 2015, além da manutenção das medidas que geraram um impacto positivo, deve ser dado um foco maior em medidas suaves (Soft Transport Policy Measures10) caracterizadas pela adoção voluntária da bicicleta impulsionada por campanhas de conscientização, orientação e acompanhamento dos funcionários interessados.
As propostas para o próximo ano são: Programa de Acompanhamento; Encontros regulares de orientação e treinamento; Ampliação da cultura de mobilidade sustentável; Manutenção do Mapa (A pesquisa também serviu como um mapeamento para identificar as melhores rotas e promover o intercâmbio de informações); Oferta de incentivos. Os detalhes da cada futura iniciativa podem ser vistos também no relatório de 2014.
Saiba mais sobre as demais iniciativas brasileiras no Velo-city 2015!