Em dia de greve, número de bikes bate recorde em ciclovia de SP
Com recorde de congestionamentos no ano e paralisações de funcionários de transporte público, muitos paulistanos escolheram a bicicleta como alternativa na última quarta-feira (15). O dia registrou um salto no uso das magrelas em São Paulo, como mostram dados dos dois contadores eletrônicos de ciclistas instalados na capital paulista.
O número de bicicletas que passaram pela ciclovia da rua Vergueiro, por exemplo, quase dobrou. O aparelho registrou 3.225 viagens de bike, sendo que a média diária no mesmo local é de 1.675 ciclistas. O número é um recorde para dia de semana desde que o contador começou a funcionar, em janeiro de 2016.
Na Faria Lima, onde está o outro equipamento, também houve aumento. A quarta-feira teve 3.687 viagens, contra uma média diária de 2520. Em fevereiro, esse contador já havia registrado outro recorde importante ao alcançar a marca de 1 milhão de viagens de bicicleta.
Em 14 meses, os contadores de ciclistas já computaram um total de 1,75 milhão de viagens de bicicletas nestas duas ciclovias. Instalados através de uma parceria da Prefeitura com o Banco Itaú, eles possuem um mostrador digital que informa, em tempo real, a quantidade de viagens diárias, além dos totais mensal e anual.
A ciclovia da Faria Lima fica num importante eixo comercial da cidade, ligando o bairro de Pinheiros ao Itaim Bibi, que tem grande concentração de escritórios, empresas e serviços. Com o trecho inicial de 3 km construído em 2012, a ciclovia já estava consolidada como uma opção ao intenso trânsito da região e, mesmo assim, ainda vê seu uso aumentar a cada ano.
Já o contador da Vergueiro foi posicionado em uma via de ligação de diversos bairros centrais e faz conexão com algumas da mais importantes estruturas cicloviárias da cidade, como as ciclovias da avenida Paulista, da avenida Jabaquara e o centro da cidade.
Você pode acompanhar os dados dos dois contadores eletrônicos de ciclistas de São Paulo neste site, atualizado diariamente.