Brasil ganha primeiras bikes compartilhadas para crianças da América Latina
As pequenas bicicletas podem servir para crianças de três a dez anos de idade, além de terem rodinhas retráteis permitindo um maior desenvolvimento do pedal nessa fase de aprendizado
No último final de semana, a cidade de Santos no litoral paulista ganhou o primeiro sistema de bicicletas compartilhadas para crianças da América Latina. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Santos com a empresa Danone e conta com 50 bicicletas infantis, espalhadas por cinco pontos de aluguel.
De acordo com o diretor de Transporte Público da CET-Santos, Rogério Vilani, o Danoninho Bike Kids tem uma proposta diferenciada em relação ao Bike Santos, que oferece 37 estações e 370 bicicletas para adultos. “É mais voltado para a educação do que para o transporte, para estimular nas crianças o uso da bicicleta desde cedo”.
As pequenas bicicletas podem servir para crianças de três a dez anos de idade, além de terem rodinhas retráteis permitindo um maior desenvolvimento do pedal nessa fase de aprendizado. Para Andrea Gaeta, diretora de Marketing da Danoninho, a possibilidade da população alugar bikes infantis incentiva o ciclismo na cidade: ““Santos é uma cidade plana e tem tudo a ver com ciclismo. Muitas vezes as crianças ficam apenas nas cadeirinhas e é importante que elas também possam andar e os pais digam sim para esta autonomia, que ajuda no desenvolvimento cognitivo”.
Saiba mais
– É voltado para crianças de 3 a 10 anos, com altura máxima de 1,50 m e até 50 kg, e funciona todos os dias das 6h às 23h.
– As 50 bicicletas infantis estão distribuídas em cinco pontos: Parque Roberto Mário Santini (emissário submarino, José Menino), Concha Acústica (Canal 3), Fonte do Sapo (Aparecida) e Aquário (Praça Luiz La Scala, Ponta da Praia) e Jardim Botânico (Rua João Fracarolli s/nº, Bom Retiro).
– Elas poderão ser requisitadas pelos adultos responsáveis pelas crianças por meio de aplicativo Danoninho Bike Kids, mediante cadastro com os dados do cartão de crédito.
– O aluguel é gratuito durante 60 minutos, sendo que após 15 minutos de intervalo será possível realizar nova retirada, sem custos. Caso não sejam respeitados os 15 minutos, haverá cobrança de R$ 5,00 por hora adicional.
– Todas as bikes possuem rodinhas retráteis para tornar o uso adaptável e incentivar a independência dos pequenos.