Rápida, plana ou segura! Novo app dá 3 opções de rotas para ciclistas de SP
O projeto do novo aplicativo foi abraçado pela Prefeitura de SP, através do MobiLab. Leia na matéria como funciona!
Antes mesmo do Itaú presentear a Ciclovia de Faria Lima com um contador de ciclistas, o Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo (LabProdam) já mensurava a quantidade de bicicletas que cruzavam outro ponta da importante estrutura cicloviária da capital paulista. Se trata de um software experimental e aberto, que permite que qualquer um com uma simples webcam colabore na contagem dos ciclistas que cruzam a cidade de São Paulo.
Recentemente, outro laboratório de SP, o MobiLab (Laboratório de Mobilidade Urbana), abriu um edital para incubar alguns projetos independentes que também pensam em soluções tecnológicas para melhorar a mobilidade em São Paulo. Um dos projetos aprovados é um novo aplicativo, já disponível para todos os sistemas de smartphones, que disponibiliza três rotas para quem precisa chegar de um ponto a outro da cidade sobre duas rodas. Uma das rotas mostra o caminho mais rápido, outra mostra o percurso com menos altimetria e uma terceira rota sugere o trajeto mais seguro, levando em conta a estrutura cicloviária e as experiências de outros usuários.
Daniel Demeter é um dos colaboradores do MUB Maps, ao lado dos fundadores Thiago Turbian e Luigi Godoy. Parte do processo de desenvolvimento contou com uma pesquisa aplicada durante um domingo na Paulista Aberta. Foi nessa pesquisa que os ciclistas concluíram a partir do dados obtidos, que a segurança é o principal fator a convidar mais pessoas a pedalarem pela cidade. “O principal diferencial do aplicativo é fornecer três tipos de rotas ciclísticas, permitindo que ciclistas com diferentes níveis de habilidade e vontades consigam chegar a um novo lugar de bicicleta.”, comenta Daniel.
Apesar de já estar funcionando e disponível para todos os ciclistas, o aplicativo está em seu primeiro mês de aperfeiçoamento no MobiLab, com toda a tecnologia da Prefeitura de SP a disposição para novas atualizações. “Com certeza ainda vamos desenvolver mais a plataforma, mas ela já está funcionando com eficiência.”, conclui Daniel Demeter.
Para baixar o aplicativo e saber mais sobre o projeto, acesse o site do MUB Maps
Você também pode conhecer um pouco mais do Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo, o LabProdam, na vídeorreportagem de Renata Falzoni: