Contador eletrônico aponta crescimento de 11,3% em ciclovia de Belo Horizonte
O contador em questão está localizado na ciclovia da Rua Bernardo de Monteiro, esquina com a Avenida Afonso Pena.
O contador eletrônico de ciclistas, localizado na ciclovia da Rua Bernardo de Monteiro, esquina com a Avenida Afonso Pena, registrou o aumento de 11,3% nas passagens desde sua instalação, em junho de 2016, em Belo Horizonte-MG. O sistema é idêntico ao que foi instalado nas ciclovias da Av. Faria Lima e da Rua Vergueiro, em São Paulo e conta com sensores que registram apenas as passagens de bicicletas e exibe, em tempo real, o total no totem instalado na ciclovia.
Os dados para consulta estão disponíveis no site da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BH Trans). A contagem de ciclistas é muito importante para formar uma base de dados com informações e estatísticas sobre o uso da bicicleta na cidade. O contador eletrônico permite avaliar o fluxo de bicicletas gerando gráficos com informações importantes para auxiliar o direcionamento de investimentos e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o transporte por bicicleta.
A disponibilização dos dados em página pública é uma parceria entre a BHTRANS e a SACIS – Soluções Ambientais com Inovação e Sustentabilidade, responsável pela instalação e manutenção dos contadores.