História: Vídeo detalha o nascimento da bicicleta
Conheça algumas das bikes que fizeram história ao longo dos séculos. Começando com uma "Draisine" e terminando com uma "Satefy".
Neste vídeo produzido pela produtora Pathé News em 1937, mostra alguns dos modelos que contam a evolução das bicicletas desde 1817, com o nascimento da Draisiana.
1817 – O primeiro modelo mostrado lembra bastante a Draisiana, considerada a primeira bicicleta, inventada por Drais na Alemanha em 1817, com seu design patenteado em 1818.
1839 – A bike mostrada em seguida, inventada por Kirkpatrick MacMillan, um ferreiro escocês; tinha seu guidão montado em um garfo de ferro, com rodas de madeira impulsionadas por pedais e manivelas, feitos para trabalhar no eixo.
1860 – Nesta época Paris fervilhava com novas invenções para a mobilidade de propulsão humana, uma delas foi o quadricíclo chamado de Velocípede, pesando pouco para época (63 pounds, aproximadamente 28,6 kg), foi projetado para velocidades maiores. Feito de madeira com uma manivela de metal usada para dirigir.
1868 – Surge a chamada Boneshacker, ou Michaux, onde os breques são operados com a rotação do guidão, com pedais na roda dianteira. Os ciclistas mais radicais atingiam velocidades de até 8 milhas por hora (12 km/h). Inventada pela empresa Michaux et Cie, montada pelo ferreiro francês Pierre Michaux.
1878 – Em seguida o vídeo mostra alguns modelos da chamada “Ordinary”, ou High Wheel (roda alta), carinhosamente apelidada mais tarde como “Penny-farthing” (com a enorme roda da frente representando o penny (centavo) e a roda traseira menor representando uma moeda menos valiosa (farthing)), foi inventada por Eugène Meyer, ou James Starley dependendo da versão contada. Apesar de atingir boas velocidades, esse modelo de bicicleta ainda era muito perigoso, com sua roda grande medindo aproximadamente 1,3 metros de diâmetro. O grande diferencial dos modelos era a maneira como os pedais funcionavam, alguns com hastes e outros sem.
1879 – Na época surgia a primeira bicicleta com correntes, mais segura de se pedalar e mais confortável; com o selim mais baixo e mais perto da parte traseira, possuía apoio para descansar os pés.
1879 – Nascia o triciclo, que possuía duas rodas menores para ajudar na estabilização, era dirigido por duas manoplas; este modelo ainda permitia o ajuste da distância entre as rodas, o que permitia passar por espaços mais estreitos. 1881 – Nascia o Dicycle, com suas peculiares rodas grandes paralelas, que davam suporte para o selim no eixo, com duas manoplas para a direção e um freio; os pedais rodavam duas pequenas rodas que impulsionavam o aparato.
1885 – Surgem as primeiras bicicletas que se aproximam mais dos modelos que conhecemos atualmente, com rodas menores de tamanhos iguais, com pneus de borracha massissa e a corrente conectando as engrenagens. Na época os inventores estavam focados em criar modelos mais seguros, o que levou John Kemp Starley a inventar a “safety bicycle” (bicicleta segura), apelidada de “Rover”; que tinha inclusive um farol alimentado por combustíveis como a gasolina.
1890 – Mais uma “Safety”, desta vez com o quadro em formato de diamante, garfo curvo e breques tangentes à roda da frente.
A evolução da bicicleta ainda continua nos surpreendendo, cada dia que passa surgem novas tecnologias de apoio, novos desenhos para os quadros, novos materiais para os componentes, novos mecanismos de segurança e conforto…
Com as mudanças inevitáveis na mobilidade urbana, juntamente com o caos motorizado cada vez maior, a tendência é da bicicleta tornar-se o principal veículo cotidiano, para quem vive nos grandes centros urbanos. Para mais alguns exemplos dessa evolução, veja essas animações que o Bike é Legal publicou:
A história da bicicleta parte 1