Bicicletas geram energia para festival de sustentabilidade
As Gerônimas, bicicletas geradoras de energia criadas pelo coletivo CRU, foram responsáveis por toda a energia do Prototype, festival de sustentabilidade na arte que aconteceu nos dias 12 e 13 de abri
As Gerônimas, bicicletas geradoras de energia criadas pelo coletivo CRU, foram responsáveis por toda a energia do Prototype, festival de sustentabilidade na arte que aconteceu nos dias 12 e 13 de abril na Praça Victor Civita, zona oeste da capital paulista. Esta é a segunda edicão do festival Prototype.
RACHEL SCHEIN
As Gerônimas, bicicletas geradoras de energia criadas pelo coletivo CRU
O evento foi promovido pelo Instituto Goethe que, além de fazer a conexão entre artistas alemães e brasileiros que trabalham com a sustentabilidade em suas obras, levou coletivos de Pinheiros – bairro onde está localizado a praça – para oficinas e trocas de conhecimentos e experiências.
Participaram do festival coletivos como oGangorra, A Batata Precisa de Você, Rios e Ruas, Bike Party, entre outros. Um grande mapa afetivo da cidade foi montado por participantes do evento.
O coletivo CRU participou com as Gerônimas, que fizeram toda a distribuição de energia para microfones, caixas de som e projetores. “Dá pra fazer uma música, alimentar microfones, fazer um festival inteiro gerado a bike-geradora”, conta Isabel Hölzl, da organização do evento. Foram utilizados três kits de geradores, cada qual com duas bicicletas.
RACHEL SCHEIN
As Gerônimas, bicicletas geradoras de energia criadas pelo coletivo CRU
O mecanismo de funcionamento das Gerônimas é simples, apesar de ter demandado pelo menos dois anos de aperfeiçomento de seu criador, o engenheiro elétrico e ciclista Silas Batista. Enquanto as pessoas pedalam as bicicletas no suporte, as rodas traseiras fazem um eixo girar; este, por sua vez, gira um gerador, que carrega uma bateria de 12v com corrente contínua.
Um inversor transforma a corrente contínua em alternada, liberando uma tomada de 110v, com a qual pode-se carregar o aparelho que quiser. A quantidade de energia gerada depende de dois fatores: a quantidade de pessoas pedalando e a cadência de pedaladas que essas pessoas mantêm.