Centro do Rio de Janeiro ganha sinalização de ciclorrotas
Quem passar pelo centro histórico da cidade do Rio de Janeiro perceberá algumas mudanças em seu viário.
Quem passar pelo centro histórico da cidade do Rio de Janeiro perceberá algumas mudanças em seu viário. É que o mapeamento das Ciclo Rotas Centro, feito em parceria entre ITDP, Transporte Ativo e Studio-X Rio, começou a sair do papel.
O projeto teve início em 2012, com a participação de ciclistas, urbanistas, arquitetos e interessados em geral, usuários ou não da bicicleta. Foi utilizada uma metodologia participativa que estimulou a contribuição de todos e resultou no mapa colaborativo de ciclorrotas para o centro da cidade.
Segundo a ONG Transporte Ativo, o objetivo foi identificar demandas e oportunidades para implementar uma infraestrutura de bicicletas que proporcionasse a circulação interna no bairro, assim como a conexão com o entorno. “Para além do cicloativismo, a proposição de um plano estruturado é uma maneira eficiente de municiar os técnicos da administração municipal para que eles possam ter subsídios para aumentar a malha cicloviária. Uma estratégia que independe dos humores políticos e que se constrói para além do calendário eleitoral”, diz o site da instituição.
São 33 kms de vias sinalizadas para o usuário da bicicleta que farão parte do sistema cicloviário do centro, dos quais os primeiros 10% (3kms em 3 rotas) começaram a ser pintados recentemente. São eles:
– 1,3km – Largo carioca/ Buraco do Lume, via Graça Aranha
– 0,50km – Cinelândia, via Av Beira-Mar
– 1,20km – Praça XV, via Santa Luzia
Ainda segundo a Transporte Ativo, não há prazos para a entrega de toda a malha cicloviária do centro e a verba utilizada na obra é de compensação ambiental do Porto Maravilha.