No Dia Mundial Sem Carro, contador de ciclistas chega à marca de 1 milhão de viagens em SP
Pouco mais de um ano e meio após a implantação, o contador de ciclistas da rua Vergueiro, em São Paulo, já chegou a 1 milhão de viagens de bicicleta registradas. Por coincidência, a marca é atingida justamente na mesma data em que se comemora o Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro.
Posicionado em local com ciclovia, o contador da Vergueiro foi instalado em 17 de janeiro de 2016 e começou a operar no dia seguinte. Implantado em parceria da prefeitura da capital paulista com o banco Itaú, o equipamento mostra em tempo real quantos ciclistas passaram pela via no dia, no mês e ao longo do ano.

Contador da rua Vergueiro registrou um recorde de ciclistas para o período de um dia/© Murilo Azevedo
Outro modelo igual a esse também opera na ciclovia da avenida Faria Lima. O contador, que fica no bairro de Pinheiros, já havia atingido a marca de 1 milhão de viagens de bike em fevereiro deste ano.
O crescimento da infraestrutura cicloviária é importante para que mais pessoas sintam segurança para pedalar na cidade. Nesse contexto, o contador eletrônico permite avaliar o fluxo de bicicletas gerando gráficos com informações para auxiliar o direcionamento de investimentos e o desenvolvimento de políticas públicas.
“É uma grande certeza de não estar sozinho, de sentir que São Paulo como um todo tem um número cada vez maior de gente que pedala. Para quem chegou pedalando nessa cidade quase sem estrutura, saber que já foram mais de 1.000.000 de bicicletas que passaram por ali dá uma pontinha de alegria muito grande”, comenta João Lacerda, da ONG Transporte Ativo.
Os dados sobre os contadores de São Paulo podem ser conferidos aqui. Veja também o ranking mundial.
Veja no vídeo abaixo como foi a instalação e como funcionam os contadores na cidade de São Paulo: