Os destaques da mostra de vídeos do Bicicultura 2017
Confira os destaques da Mostra de Vídeos da edição Recife do Bicicultura.
Começou hoje no Recife-PE, a edição 2017 do Bicicultura, um evento que reúne organizações ciclísticas de todo o Brasil. Até domingo, a programação está recheada de oficinas, palestras, rodas de conversa e muita bicicleta.
Abrindo a cobertura especial do portal Bike é Legal, fomos conferir a mostra de filmes do Bicicultura, onde mais de 10 produções independentes ganharam a cena na telona do lindíssimo Cine São Luiz.
Dentre os vídeos, alguns ganham destaque aqui no site:
Projeto Bota pra Rodar – Caranguejo Tabaiares (PE)
Com direção de Laura de Araújo, o vídeo mostra a oficina colaborativa que uniu a comunidade de Caranguejo Tabaiares no Recife para consertar as bicicletas doadas para o sistema de bikes compartilhadas e comunitárias. A ação social teve o apoio da Ameciclo, organização local de ciclistas.
Ana, Cacá e a chuva (SP)
Com direção de George Queiroz, o vídeo mostra um dia na rotina da mãe e filha Ana e Cacá, com um elemento especial: a chuva que cai em um fim de dia em São Paulo. As cenas de Cacá se divertindo com o pedal na chuva após as aulas na escolinha arrancam sorrisos e mostram como São Paulo pode ser uma cidade mais inclusiva.
George Queiroz colaborou no vídeo da campanha Mobilidade Linda, e o vídeo “Ana, Cacá e a chuva” fazem parte de uma série de vídeos; Bicicleteiros é uma Web-Série sobre a rotina de ciclistas em São Paulo!
Entre Ventos (MG)
Com uma linguagem diferente, Bruna Freitas Nogueira mostra Uberlândia-MG sob o olhar dos ciclistas locais. O curta começa com uma linguagem mais poética, elencando personagens que enfrentam as ruas da cidade em expansão. Na metade do filme, Bruna explora o cenário dos grupos de pedal noturnos da cidade, que como em todo o Brasil veem trazendo adeptos para a prática do ciclismo.
Pra Nunca Mais Voltar (PR)
Dividindo opiniões, o vídeo de pouco mais de 20 minutos conquista os amantes de longas distâncias. O filme mostra a aventura de dois amigos que em 12 dias pedalam 1000 Km pelo sul do Brasil. E o que para alguns pode soar cansativo, – tanto no pedal, quanto no desenrolar do filme – para quem já pedalou muitos quilômetros expressa bem a sensação de “todo dia ser melhor do que ontem”.
Para saber quais filmes também fizeram parte da mostra, acesse aqui!