No interior de MG, ciclista ensina crianças a pedalar
Na cidade de Carangola-MG, um ciclista resolveu passar seus conhecimentos de pedal para as crianças da região e assim ajudar o trânsito da cidade a ter mais ciclistas futuramente.
Texto enviado pelo leitor Luciano Pavesi Martins
Antes de falar da Escolinha de Bicicleta, vou contar para vocês como começou a minha ligação com a bicicleta. Desde pequeno ando de bike, mas em 2011 resolvi cumprir um desafio: conhecer algumas cidades na minha região que nunca havia conseguido ir. Claro que apanhei bastante comprando bicicleta desproporcional ao meu tamanho e visitando frequentemente as oficinas pela inexperiência.
Com o passar dos anos fui aprendendo, aperfeiçoando os meus “supostos conhecimentos”, fui melhorando a bicicleta e perseguindo o desafio que havia me proposto. Paisagens, cidades, pessoas e ar puro são experiências que levo ao longo deste bom tempo de pedal.
O que isso tudo tem a ver com a Escolinha de Bicicleta? Tudo. Quando andamos de bicicleta, adquirimos experiências, deste os tombos até a calibragem correta do pneu. Acredito que o ciclista tem o legado de ensinar aos outros, pois a bicicleta gera qualidade de vida, e com ela eu executo diversas atividades.
No final do ano de 2015, comecei esta atividade com uma criança e logo vi outra que queria aprender. Percebi que havia demanda para ensinar, pois muitas crianças que na escolha tinham o passeio de bicicleta de algum dia não poderiam ir. Então divulguei também na minha página do facebook e comecei a ensinar também a adultos.
O trabalho de ensinar é gratificante; a cada aluno que aprende a pedalar é um ciclista a mais na cidade, uma criança que pode se divertir na bicicleta com seus familiares. Também é legal ver a vibração da família quando o seu filho dá os seus primeiros passos, ou melhor, suas primeiras pedaladas sozinho.
Você ensina e aprende ao mesmo tempo. A primeira dica para quem também quer ensinar alguém a pedalar é conversar bastante com a pessoa, para ela perder o medo e confiar no “instrutor”. Dando algumas voltas com ela, e ganhando confiança aos poucos, ela vai conseguindo pedalar sozinha. E, por fim, sem o auxílio: alegria para todos!
Utilizo um pequeno espaço em frente ao Estádio Municipal aqui de Carangola, Minas Gerais, e embora seja um local pequeno, é importante, pois a nossa cidade não dispõe de muitos espaços para as crianças andarem de bike, e a rua é muito perigosa para os pequenos ciclistas.
Este espaço é um estacionamento. Já estou em contato com o Poder Público Municipal para o fechamento do mesmo, afim de destiná-lo às crianças. O local ainda precisa de melhorias como melhor iluminação, sinalização e limpeza para um maior conforto. Também existe uma grande possibilidade de ser utilizado para festas em uma possível parceria entre município e empresas privadas.
As cidades, sobre tudo os pequenos municípios, precisam investir em infraestruturas de lazer para bicicletas, além de atividades de incentivo ao uso desse importante modal.
A cidade de Carangola-MG possui 32.000 habitantes e um trânsito complicado, que precisa repensar o papel da bicicleta, para a melhoria da qualidade de vida da população. É preciso mais estrutura cicloviária em geral.
Para os interessados em conhecer o projeto e multiplicá-lo, convido vocês para acessar a minha página no Facebook.