Filme conta a história de Joinville-SC e sua relação com a bicicleta
Na matéria, você confere o trailer e uma crítica sobre o documentário “As Bicicletas e a Cidade”, primeiro longa de Fellipe Giesel contando a história de Joinville e seus ciclistas.
No primeiro longa-metragem de Fellipe Giesel, sua cidade deixa de ser “A Cidade das Bicicletas” para abrir espaço a discussão das bicicletas na cidade de Joinville, município de Santa Catarina. Conhecida desde o começo do século XX pelos altíssimos índices de uso da bicicleta como meio de transportes, a cidade de Joinville nos dias atuais é a maior do estado do sul do país – superando a capital Florianópolis -, e viu ao longo do século sua relação com a bike ser transformada, principalmente no que tange a administração pública.
São essas transformações que delimitam a linha de argumentação do filme, que começa apresentando diversos arquivos históricos, como fotos e vídeos, do uso da bike pelos trabalhadores do município que começava a se industrializar. A única palavra que pode definir as cenas apresentadas é Massa Crítica, no seu mais orgânico significado. Basta as sirenes das fábricas tocarem para que rios de ciclistas comecem a correr as ruas da cidade, e o mais interessante é que esses ciclistas são homens e também mulheres. O longa traz cenas lindas; particularmente a que mais me impressionou foi a de uma mãe elegantíssima com seu bebê no guidão da magrela.
O longa entrevista pessoas que nasceram e viveram nos anos áureos das magrelas na cidade, além de ciclistas que resistem e pedalam em Joinville nos dias atuais, os quais apresentam um cenário ciclístico bastante diferente. Assim como todas as cidades brasileiras, Joinville sofreu com a política nacional de incentivo ao uso do carro, e o reflexo do abandono das políticas voltadas para a bicicleta são mostrados no filme.
O mais interessante do documentário “As Bicicletas e a Cidade” é ver como o imaginário sustentado pelo poder público pode alavancar ou abafar um modelo de mobilidade. Mas legal ainda é terminar o filme com a sensação de que toda cidade é um pouco das bicicletas, dos ciclistas e dos risos que espalhamos pelo asfalto com o girar dos nossos pedais.
Ficou com vontade de assistir o filme completo? Em conversa com o Bike é Legal, Fellipe Giesel disponibilizou seu contato para quem quiser comprar um exemplar do longa, ou mesmo marcar uma exibição gratuita na sua cidade. Fale com ele pelo email: [email protected]