32 ciclistas são internados todos os dias no Brasil
Já em relação ao número de mortes, de acordo o último levantamento sobre acidentes de trânsito feito pelo mesmo órgão, em 2014, 1.357 ciclistas morreram no trânsito.
No Brasil, cerca de 32 ciclistas são internados por dia, vítimas de acidentes de trânsito. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016, foram 11.741 internações, que custaram R$14,3 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esses números representam um aumento de mais de 7% em relação ao ano anterior, 2015, cujas internações de ciclistas somaram 10.935 e oneraram os cofres públicos em R$13,2 milhões.
Já em relação ao número de mortes, segundo o último levantamento sobre acidentes de trânsito feito pelo mesmo órgão, em 2014, 1.357 ciclistas morreram no trânsito.
Uma das explicações para isso: o desrespeito dos motoristas em relação aos ciclistas.
É possível ver cenas de desrespeito aos ciclistas e às ciclofaixas, frequentemente, nas ruas do país. Embora o Código de Trânsito determine a distância de 1,5 m do motorista para o ciclista, não é incomum ver motoristas distribuindo as famosas “finas educativas” por aí.
Considerada infração grave, a utilização de ciclofaixas para estacionamento é comumente vista nas vias públicas. Além disso, a estrutura cicloviária é muitas vezes utilizada por motoristas para realizarem carga e descarga, ou como pistas de rolamento.
Este número vem confirmar a necessidade de uma maior educação e conscientização no trânsito, é preciso incentivar o compartilhamento das vias.
Abaixo, confira uma videorreportagem de Renata Falzoni e Murilo Azevedo sobre o custo da impunidade no trânsito: