Saiba algumas dicas para escolher melhor o mecânico da sua bike
O grupo da Escola Park Tool lançou um texto dando algumas dicas para quem está em busca de um mecânico para as manutenções rotineiras de sua magrela.
O grupo da Escola Park Tool resolveu dar algumas dicas para encontrar um mecânico de bikes de confiança. A escola que oferece cursos de mecânica para ciclistas amadores, lojistas do mercado de bicicletas e mecânicos interessados em qualificação profissional, lançou um texto dando algumas dicas para quem está em busca de um mecânico para as manutenções rotineiras de sua magrela.
De acordo com eles: “(…)Conhecimento, experiência, qualificação e confiança são critérios que fazem a diferença na hora de escolher um profissional(…) São quatro fundamentos que fazem diferença para o mecânico, pois consegue fidelizar seu cliente (…)”

Alunos da Escola Park Tool trabalhando como mecânicos da Equipe Focus, durante a Copa Internacional / © Reprodução/Facebook
Experiência e Conhecimento:
A experiência e conhecimentos do mecânico normalmente são resultados de treinos em sua própria bike, mas isso não é o suficiente, pois não basta dizer que a bike têm um problema, é preciso dar um diagnóstico e apontar os ajustes e manutenções necessárias.
Qualificação e certificado:
Como dito acima, além de apontar o(s) problema(s), o mecânico deve também explicar o diagnóstico e uma possível prevenção de problemas parecidos.
“(…)Não basta você chegar e arrumar a bicicleta dele. Você precisa dar o diagnóstico e, se possível, avisá-lo antes de um problema maior acontecer como pastilhas de freio, corrente, cabo, etc. O cliente sabe quando você está prestando um serviço ou quando você quer empurrar para ele um produto que tem na loja (…)” Comenta Eriston dos Santos, mecânico e sócio da Vento a Favor Ciclo Café.
“(…) Primeira coisa que o ciclista procura é conhecimento técnico. Depois manutenção de forma consciente e, por fim um profissional atencioso que saiba orientá-lo a usar a bicicleta corretamente para evitar custos a mais no reparo (…)” Diz Henrique Zompero, idealizador e fundador da primeira Escola Park Tool da América Latina.
Com a bike em ordem e a manutenção em dia, o atleta só precisa se preocupar com a parte física e técnica; uma boa manutenção pode significar uma grande diferença na performance dos ciclistas (sejam eles amadores ou profissionais).
“(…) A bicicleta precisa estar em perfeito estado de funcionamento para o ciclista isolar a performance do organismo. Ter um equipamento 100% permite ao atleta se preocupar somente com o rendimento do corpo (…) (o mecânico) precisa conhecer o jeito do ciclista e como ele gosta de pedalar, sua posição, como ele muda a marcha, qual é a profundidade que aperta o freio e posição do manete (…)” Explica Cadu Polazzo, treinador da Seleção Brasileira de Mountain Bike.
Quer saber mais sobre os cursos de mecânica ministrados pela Escola Park Tool, entre no site oficial, ou no facebook da escola.