Apoie o Mês da Mobilidade de Fortaleza
Pensando na segunda edição do Mês da Mobilidade, Celso Sakuraba criou um financiamento coletivo no Catarse, para promover a edição de 2015 do evento.
Pensando na segunda edição do Mês da Mobilidade, Celso Sakuraba criou um financiamento coletivo no Catarse, para promover a edição de 2015 do evento.
“Ir e vir, se deslocar, se locomover, trafegar no espaço urbano, as pessoas tem essa vontade, ou até necessidade. Mas a nossa cidade não está preparada para garantir esse direito tão fundamental.” diz Celso, que acredita que a educação é o segredo para uma mobilidade mais humana.
O Mês da Mobilidade consolida-se como o mais importante evento da Sociedade Civil no calendário mundial, que aborda o tema da mobilidade humana. Recebendo ampla cobertura midiática e excelente aceitação por parte dos fortalezenses, o evento faz parte de diversas iniciativas populares que têm pressionado o poder público à humanizar as nossas cidades.
Em 2013, era apenas uma semana, onde discutiu-se a necessidade de priorizar os deslocamentos coletivos ou de propulsão humana. Um ano depois (em 2014) o evento passou a acontecer durante todo o mês de setembro.
Em 2015 o evento irá ter como tema: “Educação: O segredo para uma mobilidade mais humana”; abordando tanto as escolhas dos modais na mobilidade, quanto os benefícios à cidade e noções básicas para uma convivência harmoniosa nas ruas; como a lei do 1,5m ao ultrapassar um ciclista.
O evento irá contar com as seguintes atividades:
1 – Roda de conversa com convidados nacionais
Os convidados serão: Paulo Aguiar (Pedala Manaus), Ênio Paipa (Bike Anjo) e Aline Cavalcante (oGangorra, Bike vs Carros, Pedalinas…)
2 – Desafio Intermodal
Com os diferentes modais competindo, em uma travessia na cidade. Saindo do mesmo local e com o mesmo destino, serão comparadas as eficiências de cada modal (pensando no tempo e no dinheiro gastos, além da poluição).
3 – Experiência feminina em bicicletas
As Ciclanas promoverão uma roda de conversa sobre a experiência feminina em bicicletas na cidade de Fotaleza, abordando as liberdades fornecidas pelo uso das magrelas e como superar as dificuldades encontradas pelas mulheres.
4 – Exibição de filmes e documentários
Além da exibição de várias obras, acontecem debates após os filmes, contando inclusive com a exibição do “Bike vs Carros”.
5 – Escola Bike Anjo
O pessoal do Bike Anjo Fortaleza dará suas aulas para todos que querem aprender a pedalar!
6 – Multa Moral
Uma ação que pretende avisar motoristas infratores, deixando um recado e convidando-os à refletir sobre suas atitudes no trânsito.
7 – Projeto Wal Fortaleza
Uma iniciativa com o objetivo de incentivar o cidadão a caminhar mais, inspirado no walkyourcity.org.
8 – Bike Blitz
Abordagem de ciclistas para a doação de brindes, manutenção das bikes e diálogo sobre condutas no trânsito.
9 Dia Fortaleza Sem Carro
Marcando o dia 22 de setembro, o dia mundial sem carro também irá chegar em Fortaleza. Incentivando os cidadãos a deixarem os carros em casa.
10 – Ciclochique
Bicicleta também é um veículo para ir ao trabalho e às festas! Vamos pedalar com elegância, mostrando que é possível deslocar-se a todo lugar de bicicleta!
11 – Rota Turística
Acontecerá um passei de bike, onde os participantes irão conhecer mais a história da cidade.
12 – Oficina Gambiarra
Uma oficina comunitária, onde as pessoas aprendem a fazer manutenção das magrelas.