Desafio 600 Km de Claudio Clarindo vira filme e será exibido gratuitamente na Cinemateca Brasileira
Imagine pedalar 600 quilômetros em menos de 24 horas. Pois foi isso que o ultraciclista Claudio Clarindo fez em 2013, ao vencer em 22 horas a distância entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Imagine pedalar 600 quilômetros em menos de 24 horas. Pois foi isso que o ultraciclista Claudio Clarindo fez em 2013, ao vencer em 22 horas a distância entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Divulgação/ Shimano
Claudio Clarindo
A saga do paulista está registrada no filme “Desafio 600k RIO/SP”, que será exibido gratuitamente em São Paulo na quarta-feira (22), na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino). Serão exibidos seis curta-metragens, incluindo o Desafio, a partir de 19 horas.
A iniciativa de Clarindo teve como objetivo promover a mobilidade urbana e o ciclismo de longa distância, além de divulgar sua participação na Race Across América (RAAM), que começa no dia 16 de junho, na costa oeste norte-americana. O documentário retrata as dificuldades vividas pelo atleta para completar com sucesso o desafio.
“O momento mais difícil foi a serra da Rodovia dos Tamoios, que já era um pouco temida, por eu saber que chegaria a ela já de noite e que obras aconteciam ali. O começo dessa estrada é muito íngreme, e eu já estava cansado, sentido a bike pesada. Depois que passei por esse trecho, fiquei mais tranquilo e consciente de que era possível completar o desafio dentro do tempo”, recordou Clarindo.
Biografia
Claudio Clarindo é natural de Santos e iniciou a carreira como nadador, migrando para o triatlon em 1992. O ultraciclista tem nove participações no Ironman, duas delas de destaque: em 1998 e 1999, encerrou o evento como o melhor nadador. Pelo ciclismo de longa distância, Clarindo é bicampeão das 24 horas de Fortaleza e já completou 4 vezes a RAAM (prova em que os competidores vão pedalando do oeste ao leste dos Estados Unidos), obtendo o recorde latino-americano da competição, com o tempo de 10 dias e 15 horas. Atualmente, Clarindo é considerado um dos 10 melhores ciclistas de longa distância do mundo.