Bermuda de ciclismo, o detalhe que pode fazer a diferença na hora de pedalar
Ela deve ser justa e ser usada acima do joelho. Não é calça Capri! Outra dúvida frequente quanto ao uso é se deve ser ou não usada com roupa íntima. A resposta é não!
Uma peça indispensável para quem quer fazer qualquer tipo de pedalada, a bermuda de ciclismo pode até parecer estranha no início, a primeira vista não agrada muito visualmente, mas sua eficácia supera qualquer “mau olhado” e seu benefício aerodinâmico pode até não ter tanta influência para os mais iniciantes, porém em termos de conforto, fará a diferença.
Eu mesmo já tive uma experiência desagradável por não prestar atenção em alguns detalhes na hora de comprar. Há algum tempo, saí pra fazer um treino com uma bermuda que tinha o forro de péssima qualidade, no meio do treino parecia que algo estava cortando minha virilha. Não haviam modos de ajustar para que parasse de pegar.
Divulgação
Novos uniformes da equipe Etixx-Quick Step
(Confira os uniformes da terporada 2015 das equipes de ciclismo)
O resultado? Tive que voltar com a bermuda assim mesmo (se eu voltasse sem, poderia ser preso). Além de perder rendimento, ganhei dois profundos ralados doloridos e ardidos na virilha, chegando ao ponto de sangrar.
Espero que você não aprenda com a dor como eu, por isso este texto é para te orientar. O forro é a parte que merece atenção especial! Ele deve ser anti-bactéria, anatômico, ou seja, deve acompanhar as curvas do seu corpo, “encaixando” como se fosse uma segunda pele.
Toque com as mãos, sinta a densidade e experimente no ato da compra. O ideal é ter duas peças de bermuda para revezar entre os pedais. Ressalto que de nada adianta uma bermuda TOP se o selim da bicicleta for ruim!
O selim deve ser adequado ao seu tipo de pedalada e ao tamanho do seu quadril, podendo variar de tamanho e rigidez de acordo com sua flexibilidade (assunto que abordarei em outro texto). Aconselho que o uso do selim ideal seja orientado por um profissional (de preferência por um Bike Fitter com CREF), pois este é um ponto de contato com o ciclista que merece muita atenção.
Ela deve ser justa e ser usada acima do joelho. Não é calça Capri! Outra dúvida frequente quanto ao uso é se deve ser ou não usada com roupa íntima. A resposta é não!
Com horas de pedal, o elástico da roupa íntima vai machucar a sua pele devido ao movimento rápido e contínuo das pedaladas. Podem ficar tranquilos pois o forro, vai esconder “o que deve ser escondido”!
As melhores bermudas possuem costura plana e um recorte especial, para não incomodar a pele e oferecer ao ciclista maior liberdade de movimento respectivamente, além de contar com uma compressão que auxilia a musculatura.
É meus amigos (as), não é só sentar o “bumbum” na bicicleta e pedalar. Alguns detalhes podem fazer a diferença entre o prazer e o desprazer na pedalada!