Meu carro é um monstro! E o seu?
Plataforma online calcula o gasto médio de cada modelo de automóvel. Basta registrar algumas características do veículo para saber o quanto ele está sumindo com seu salário.
Que manter um carro custa caro não é novidade, mas nem todo mundo sabe os valores exatos desse custo. Afinal, o automóvel em nossa sociedade deixou de ser apenas um meio de transporte para se tornar um status, e por mais que as centenas de quilômetros de congestionamento provem que o uso diário do automóvel como meio de transporte não é algo lógico, a população e o governo continuam a incentivar a compra de mais e mais monstros.
Monstros? Sim. Esse foi o nome dado a esses enormes veículos de quatro rodas que na maioria das vezes circulam com apenas uma pessoa em seu interior. Monstros que além de tomarem muito espaço nas ruas, tomam muito dinheiro do seu bolso.
Para tornar esses números mais palpáveis, o empreendedor, engenheiro eletrônico e sócio de uma rede de compartilhamento de veículos em Curitiba (PR), o Fleety, Israel Lot desenvolveu uma plataforma capaz de calcular os gastos que esses monstros de estimação geram em nossas rendas em um ano, em um mês e em até uma semana. É preciso apenas colocar o modelo, o ano de fabricação e o de compra, e assim você saberá o quanto já perdeu de dinheiro e até mesmo o quanto já poluiu nossa atmosfera.
A navegação na plataforma de cálculos do site ‘Meu carro é um monstro’ é muito fácil e, para os mais anticarro, até bastante divertida. Para o cálculo total são computados gastos com combustível, impostos, seguro, manutenção e estacionamento.
Além de mostrar, para quem se propõem, seus gastos pessoais com seu carro próprio, a nova plataforma escancara uma realidade social onde um modelo dito popular custa para o bolso de quem o possui mais que a renda média do brasileiro, que é de 2.104,16 reais segundo o IBGE (instituto brasileiro de Geografia e Estatísticas). Uma vez que um modelo como o Gol 2013, da Volkswagen, após dois anos de uso, já teria dado um gasto de 56.707,48 reais, o resultado disso por mês é de 2.181.06 reais.