Praça do Ciclista é inaugurada em Fortaleza (CE)
A praça, localizada em frente à AMC, recebeu diversas intervenções, dentre elas a instalação de faixas e de um paraciclo. Os ativistas também pintaram um binário de ciclofaixas na Av. Aguanambi.
A Massa Crítica Fortaleza criou, nesta madrugada (21), a Praça do Ciclista. A praça, localizada em frente à AMC, recebeu diversas intervenções, dentre elas a instalação de faixas e de um paraciclo. Os ativistas também pintaram um binário de ciclofaixas na Av. Aguanambi.
A escolha da praça se deu pela sua localização simbólica em frente à AMC, considerada pelos ativistas o órgão mais carrocrata da Prefeitura. Completamente omissa aos graves desrespeitos que causam mortes de adeptos do veículo à propulsão humana, a autarquia não aplica multas a infrações praticadas contra os ciclistas.
As intervenções surpreenderão os participantes e organizadores do passeio ciclístico Paz no Trânsito, que partirá, nesta manhã, da mesma praça. O passeio, organizado pela AMC, não possui qualquer cunho educativo, servindo apenas para reforçar a ideia de que, para se ter paz no trânsito, o ciclista precisa pedalar escoltado por batedores.
A autarquia nunca realizou qualquer campanha educativa por respeito ao ciclista, em que pese o desconhecimento generalizado de regras como a prevista no art. 201 do CTB, que obriga o motorista a realizar a ultrapassagem com a distância mínima de 1,5m: como a bicicleta é um veículo, também tem direito à faixa de rolamento, sendo necessário que os demais veículos mudem de faixa para ultrapassá-la.
A Praça do Ciclista passará a ser utilizada como ponto de encontro do coletivo para as diversas ações que serão realizadas pela cidade.