Radar para bicicletas detecta aproximação de carros
A tecnologia consegue detectar múltiplos veículos de uma vez só e sua bateria dura até 8 horas.
Uma empresa da África do Sul desenvolveu um radar para bicicletas que detecta a aproximação de carros a até 140 metros e alerta o ciclista. O Backtracker está em fase de prototipagem após quatro anos de pesquisa e desenvolvimento e seus criadores lançaram uma campanha de financiamento coletivo online para dar início à produção.

© Divulgação
O dispositivo é dividido em duas partes. O sensor fica instalado no canote do selim e faz o monitoramento: ao detectar a aproximação de um carro, envia um sinal para o receptor no guidão que, por meio de sinais luminosos, alerta o ciclista. Quanto mais rápido e mais próximo o veículo estiver, mais intensa e rápida será a sinalização.
O aparelho traseiro também funciona como alerta ao motorista para a posição do ciclista por meio de pulsos de luz que são perceptíveis até mesmo em condições de baixa visibilidade, tais como neblina e chuva, e de noite.
A tecnologia consegue detectar múltiplos veículos de uma vez só e sua bateria dura até 8 horas. Caso o financiamento coletivo caso consiga levantar todo o valor, a entrega do Backtracker começará a ser feita a partir de dezembro desse ano. A empresa informa que faz entregas para o Brasil também.
Veja o Backtracker em ação: