Curitiba ganhará novos bicicletários públicos até o fim do ano
A prefeitura de Curitiba (PR) anunciou recentemente a instalação de 25 novos paraciclos públicos no modelo U invertido. Eles serão entregues à população ainda este ano.
A prefeitura de Curitiba (PR) anunciou recentemente a instalação de 25 novos paraciclos públicos no modelo U invertido. Eles serão entregues à população ainda este ano. Serão 240 novas vagas distribuídas no centro da cidade e entorno.
DIVULGAÇÃO / PREFEITURA CURITIBA
Atualmente, existem 80 bicicletários públicos instalados na capital paranaense
Os equipamentos vão ser instalados em pontos de interesse e grande fluxo de ciclistas, como o Mercado Municipal, o Largo da Ordem, a Biblioteca Pública e o Terminal do Guadalupe, locais escolhidos com base em pesquisas realizadas pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), entidades representativas, como a CicloIguaçu, e também de acordo com a demanda da própria sociedade civil, como foi o caso da rua Trajano Reis, em que comerciantes encaminharam um abaixo-assinado solicitando os paraciclos.
“Ao criar espaços para parada, ampliamos a oportunidade do uso da bicicleta na cidade. Esses paraciclos vão aproximar os ciclistas de alguns equipamentos importantes da cidade”, defendeu Antonio Miranda, coordenador do projeto de ciclomobilidade do Ippuc.
Veja no mapa onde serão instalados os novos paraciclos em Curitiba
De acordo com Alexandre Nascimento, do site Ir e Vir de Bike, o projeto apresentado pela prefeitura é praticamente o mesmo plano de expansão de infraestrutura anunciado em maio de 2012 pelo Ippuc. “O projeto, que chegou a ser licitado mas não teve a ordem de serviço assinada, acabou ficando esquecido na gaveta por conta das eleições municipais de 2012 e posterior mudança de gestão na prefeitura em janeiro de 2013”, lembra.
DIVULGAÇÃO / PREFEITURA CURITIBA
Segundo a prefeitura, novos paraciclos serão instalados em pontos de grande fluxo de ciclistas
Atualmente, existem 80 bicicletários públicos instalados na capital paranaense. O edital para escolha da empresa que será responsável pelo mobiliário encontra-se disponível para download no site da prefeitura de Curitiba.