Ciclovia que ligará zonas oeste e sul de São Paulo ganha extensão
A ciclovia de 37km que ligará a CEAGESP, na zona oeste de São Paulo com a Ponte João Dias, na zona sul da capital paulista começa a ganhar forma.
A ciclovia de 37km que ligará a CEAGESP, na zona oeste de São Paulo com a Ponte João Dias, na zona sul da capital paulista começa a ganhar forma. Atualmente, apenas dois quilômetros foram construídos no canteiro central da Avenida Faria Lima, entre o Largo da Batata e a Avenida Cidade Jardim.
Porém, no último sábado, foi publicado no Diário Oficial da cidade de São Paulo a publicação de seis extratos de contrato através da coordenação das Subprefeituras, que autoriza a construção de mais 11,5 km da ciclovia que é prometida desde 1995.
FELIPE ARAGONEZ
Publicação no Diario Oficial
As obras serão feitas pela empresa Jofege Pavimentação e Construção LTDA, com um custo estimado de R$ 54 milhões. No texto publicado no dia 12/04/2014, na página 77 do Diário Oficial, a empresa deve entregar até outubro de 2015, “a requalificação de canteiro central com a implantação de ciclovia e serviços complementares no trecho do Largo da Batata, Avenida Pedroso de Moraes até a Rua dos Pinheiros, na Avenida Faria Lima entre a Avenida Cidade Jardim e Avenida Juscelino Jubitschek, na Avenida Professor Fonseca Rodrigues e Pedroso de Moraes entre a Praça Apecatu e Av. Faria Lima. Na Av. Faria Lima entre a Av. Juscelino Kubitschek e Av. Hélio Pelegrino. Na Av. Hélio Pelegrino entre a Av. Faria Lima e o Parque do Ibirapuera. E na Avenida Gastão Vidigal entre a Rua Hassib Mofarrej e Praça Apecatu.”.
Na reunião que participei em 2012, no grupo Pró-Ciclista da Prefeitura, o projeto inteiro foi apresentando e nele constava que sinalizações seria feitas nas ramificações para ligar pontos de interesse, como as estações de trem da CPTM que ficam na margem do Rio Pinheiros e podendo ligar também com a ciclovia do rio.
A ciclovia é parte da Operação Urbana Consorciada Faria Lima. Prevista desde 1995, foi uma exigência para obtenção da Licença Ambiental Prévia junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). Esta ciclovia deve ligar até a região da Ponte João Dias, passando por avenidas importantes como Engenheiro Luiz Carlos Berrini e Chucri Zaidan.
Para o Prefeito Fernando Haddad, até o fim do mandato dele, em 2016, as obras serão entregues: “A previsão é essa porque tem recursos destinados a isso. É uma questão de agilidade de licitação e não uma questão de financiamento. Nesse caso tem dinheiro reservado das operações urbanas para esse fim.”, disse o prefeito. Confira entrevista completa de Haddad.
Agora é fica de olho e cobrar. É um trecho totalmente plano, que passa por vias importantes e liga diversos bairros da capital. É necessário sinalizar o espaço em volta para criar harmonia por todos que se locomovem na região. Veja nas imagens abaixo, retiradas do arquivo de Renata Falzoni, o Quadro Geral de Investimentos de Implantação de 20 anos atrás.





