Curitibanos colocam a mão na massa para construir Praça do Ciclista
Os cidadãos de Curitiba serão os protagonistas da construção da Praça de Bolso do Ciclista, localizada no Centro da capital paranaense.
Baseados na prática das ações diretas, que resultam em iniciativas normalmente negligenciadas pelo poder público, como a colocação de placas e pintura de ciclofaixas, os cidadãos de Curitiba serão os protagonistas da construção da Praça de Bolso do Ciclista, localizada no Centro da capital paranaense.

Previsão é terminar a praça antes da Copa do Mundo / © IPPUC
A ação será realizada em esquema de mutirão, com mão de obra voluntária, e seguirá o projeto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para compor o espaço de 128m² na esquina das ruas Presidente Faria e São Francisco, cedido pelo Município para a construção da praça. O projeto será executado com a utilização de equipamentos e o apoio técnico da administração municipal e disporá de material existente nos depósitos da Prefeitura, cedido para a obra.
Entre os equipamentos disponíveis na nova Praça de Bolso do Ciclista, estão um espaço de convivência com bancos e paraciclos e brinquedos lúdicos com o tema bicicleta. Além disso, será feito o plantio de uma árvore frutífera e, futuramente, a implantação de jardineiras para o cultivo de uma horta comunitária. A previsão para a conclusão da obra é para antes do início da Copa do Mundo. Se fosse passar pelo processo de licitação para contratação de mão de obra remunerada, o prazo para contratação da empresa poderia levar até 120 dias (quatro meses).
Os ciclistas também sugeriram a colocação de um memorial para homenagear outros ciclistas vítimas da violência no trânsito da capital, além da implantação de uma bicimáquina que gere energia para carregar celulares, e uma mini-oficina para manutenção de bicicletas.