Calor de 46 graus marca a sexta etapa do Brasil Ride, brasileiros continuam na frente
Pela primeira vez uma equipe brasileira largou com a camiseta amarela de líder, Henrique Avancini e Sherman Paiva saíram na frente tendo como principal oponente a equipe espanhola.
Alguns termômetros chegaram a marcar 46 graus centígrados na sexta e penúltima etapa do Brasil Ride a ultramaratona de Mountain Bike que acontece na Chapada Diamantina interior do Estado da Bahia.
Pela primeira vez uma equipe brasileira largou com a camiseta amarela de líder, Henrique Avancini e Sherman Paiva, da equipe Caloi Racing team saíram na frente tendo como principal oponente a equipe espanhola ESMTBCom de Ismael Ventura e Ramon Sagues com apenas 5 minutos de diferença.
O pelotão imprimiu um ritimo muito forte, quando Avancini enroscou a sua bicicleta em um arame farpado solto de uma cerca, levando uma queda forte, batendo o peito no guidão e de quebra ainda foi atropelado pelo seu companheiro de equipe.
A dupla perdeu 7 a 8 minutos para desenroscar o arame do cassete traseiro da bicicleta, enquanto o suíço atual campeão mundial de maratona Christoph Sauser e o japonês Kohei Yamanoto, da Specialized Racing – Songo.info destacaram-se na frente levando na sua cola os espanhóis da ESMTBcom.
Na linha de chegada, a equipe Specialized chegou em primeiro, com 5 horas, 28 minutos de prova.
Henrique Avancini e Sherman de Paiva chegaram na quarta colocação, com diferença de 10 minutos para os primeiros colocados, mas ainda mantendo a liderança na Categoria Open, portanto, partem para a última etapa do Brasil Ride vestindo a Camisa Amarela. Na linha de chegada a dupla passou bastante desmotivada imaginando que havia perdido a liderança do evento.
O espírito da Brasil Ride é “More Than a Race” (Mais do que uma competição), fica cada vez mais evidente aos passar das etapas. A chegada da dupla bem humorada Christoph Sauser e Kohei Yamamoto foi festejada por toda sua equipe Specialized não apenas pelo resultado, mas por todos estarem compartilhando de momentos importantes juntos, “somos como uma grande família”, disse Sauser.
Outro fato emocionante foi a chegada das americanas Rebecca Rusch e Selene Yeager (Specialized Racing Team) com 7h22min37s de prova, acompanhadas dos atletas da equipe Pedal Urbano, Gustavo Astolphi e Marcelo Sampaio; após cruzarem a linha de chegada juntos Gustavo abraçou seu parceiro com lágrimas no rosto, e depois sentou ao chão recuperando o fôlego, Rebecca foi conversar com ele felicitando-o e perguntando se ele se interessava em receber de presente a Camisa dela de líder, uma lembrança mais que especial resultado desta família que se formou nessa edição da Brasil Ride. “Pedalamos por um longo trecho juntos, revezendo e nos ajudando, estou muito feliz de poder viver essa experiência, somos uma família, todos nós que pedalamos o Brasil Ride, e a sensação de retornar a Mucugê é como se voltasse para casa…” desabafou Rebecca, visivelmente emocionada e feliz, instantes depois da chegada.
Com isso elas mantiveram a Camisa Laranja de líderes da Categoria Feminina, assim como Bart Brentjens e Abraão Azevedo – 5h38min55s de prova – com a camisa azul de líderes da Categoria Master, Annabella Stropparo e Piero Pellegrini (Team Hersch Amicco Di Annabella) – 6:54:45 de prova – com a Camisa Verde de líderes da Categoria Mista e Heleno Caetano Borges e Dorivaldo Corrêa de Abreu (Ice Racing Team) – 7h19min36s de prova – com a camisa Rosa na Categoria Grand Master. A Camisa Branca de líderes da Categoria American ficou com os atletas Silvio Silvinho e Junio Vieira (Equipe CEMIL) – com 6h07min57s de prova.
E para fechar com chave de ouro, neste sábado (26) será realizada a grande etapa final da Brasil Ride 2013 juntamente com a Maratona XCM Brasil Ride, válida pela final do Campeonanto Baiano de Mountain Bike Maratona, que definirá os campeões estaduais. A corrida será nos arredores da cidade Mucugê, com 61,8km de percurso e 307m de elevação acumulada, com largada a partir das 9 horas da manhã neste percurso com trilhas técnicas e alucinantes, em que um dos trechos percorre o famoso circuito do prólogo (1ª etapa).
Resultados completos no site: www.brasilride.com