Manual para mudar uma cidade
Nova Iorque é uma cidade mundial, onde muitas e boas cabeças se unem e produzem. Uma cidade onde a maior parte da população da sua mais famosa ilha não tem carro, conta com um grande sistema de metrô.
Nova Iorque é uma cidade mundial, lugar de onde irradiam idéias e conceitos novos, onde muitas e boas cabeças se unem e produzem. Uma cidade onde a maior parte da população da sua mais famosa ilha não tem carro, conta com um grande sistema de metrô, mas que ainda assim sofre também com enormes congestionamentos.
Esteve em São Paulo a secretária municipal de Transportes novaiorquina, Janette Sadik-Khan, que está à frente da revolução na mobilidade humana que tem acontecido em Nova Iorque nos últimos anos.
Mas de tudo que ela falou, algo chamou a atenção e deu a dimensão da necessidade de transformação. Sadik-Khan mencionou a demanda das escolas por mais segurança para seus alunos.
Muitas áreas escolares no Brasil tem sinalização específica, aquelas letras grandes pintadas no asfalto que dizem “DEVAGAR” e uns metros à frente complementa “ESCOLA” e por fim pode ou não existir uma faixa de pedestres.
Em qualquer lugar do mundo placa é um dispositivo educativo de capacidade no mínimo limitada. Em geral trata-se simplesmente de uma recomendação fartamente ignorada.
No Brasil a recomendação das placas são peças de ficção, já que quem as respeita (principalmente no que diz respeito ao limite de velocidade) ou é otário, ou mané.
Cenário tão pessimista, deixa pouco caminho para melhorias. Mas é preciso fazer entender aos zelosos pais a importância das escolas e da relação delas com seu entorno e com a comunidade.
Placas e pinturas no asfalto em praticamente nada contribuem para a segurança de crianças e jovens. Já a alternativa de complexos sistemas de segurança com agentes de trânsito, à serviço da prefeitura ou pagos por colégios particulares, passa longe também de ser razoável.
Resta apenas um cenário onde as escolas passem a fazer parte do entorno, onde as ruas ao redor sejam convidativas as pessoas e o fluxo motorizado seja domado.
A fluidez motorizada é em geral lenta por conta dos congestionamentos, garantir que ela seja pouco convidativa aos excessos de velocidade, em especial ao redor das escolas, é garantir que os motores que transportam gente, possam fluir a uma velocidade compatível com a vida.