• Home
  • Esporte
  • Mobilidade
  • Cicloturismo
  • Dicas
  • Renata Falzoni

Bike é Legal

  • Home
  • Esporte
  • Mobilidade
  • Cicloturismo
  • Dicas
  • Renata Falzoni
Itaú - Feito Para Você
  • Home
  • Mobilidade
  • Boas notícias do cicloativismo
  • Mobilidade

Boas notícias do cicloativismo

Veja só o que rolou: no último dia 7 de junho, na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz, o cicloativista André Pasqualini ministrou uma palestra para 80 motoristas de ônibus.

  • Renata Falzoni
  • 10 de junho de 2009
  • Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Itaú - Um banco feito para você‎
Itaú - Um banco feito para você‎

2015_05_08_eeb6a7371-c158-317b-98be-b127bd121fdc

Algumas boas notícias… na teoria.

Veja só o que rolou: No ultimo dia 7 de junho, na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz, a Umapaz, o cicloativista André Pasqualini ministrou uma palestra para 80 motoristas de ônibus, representando 80 garagens, sobre convivência entre ônibus e bicicletas nas ruas.

O idéia partiu do próprio Pasqualini, veja em www.ciclobr.com.br, motivado pelos números. No ano de 2007, das 84 fatalidades com bicicletas na cidade, 28 envolveram ônibus, 23 carros, 8 caminhões, 5 motos e nos outros 20 casos não se tem notícia do que aconteceu. Se imaginarmos que a frota de carros nas ruas é muito maior que a de ônibus, conclui-se que está na conviência com os ônibus um grande problema do ciclistas nas ruas. Qualquer trabalhador que se transporta na periferia atesta esse problema que é muito maior onde justamente estão a esmagadora maioria dos que usam a bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades do Brasil.

Durante a palestra, o atual Secretário Municipal de Transporte, que acumula os cargos de presidente da CET e da SP Trans, Alexandre de Moraes, mostrou elevado conhecimento sobre as bicicletas usadas como meio de transporte tanto no Brasil, quanto em outros países e, ainda segundo o seu discurso, colocou-se a favor do fomento da bicicleta nas ruas de São Paulo.

Quem acompanha minhas colunas sabe que uma das teclas que eu mais bato é que enquanto a bicicleta não estiver inserida na Secretaria de Transportes nada irá avançar em nossa luta.

Indagado que foi pelo cicloativista Leandro Valverde sobre o porque da bicicleta figurar como atributo da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e não na Secretaria de Transportes, como seria mais coerente, Alexandre de Moraes disse não querer se indispor com Eduardo Jorge, o secretário de Verde e Meio Ambiente.

Eduardo Jorge imediatamente soltou a frase: ”Não consigo fazer com uma jangada o que você (Alexandre de Moraes) pode fazer com um transatlântico!”

Desta forma ficou acertado que o Grupo Pró Ciclista, criado sob decreto pelo prefeito Kassab em maio de 2006, coordenado pela Secretaria do Verde e Meio, sob a batuta da arquiteta urbanista Laura Ceneviva, passaria a coordenadoria da Secretaria de Transporte.

Em uma primeira análise nada mais coerente, a bicicleta agora fará parte dos planos e diretrizes da Secretaria de Transporte, que evidentemente tem mais recursos e poder para gerenciar o trânsito dessa cidade, no entanto me saltam as seguintes dúvidas:

1. O que é conceito de trânsito para Secretaria de Transportes? A mobilidade dos não motorizados está incluida nessa pasta? Sabemos que 38% dos deslocamentos na cidade são feitos exclusivamente a pé enquanto as calçadas são atributos dos proprietários dos terrenos, desta forma a mobilidade dos não motorizados não figura como prioridade nos projetos da Secretaria de Transportes, isso vai mudar?

A malha viária cisalha a cidade e a rota dos pedestres inexiste. Quando a CET sinaliza as ruas e calçadas não leva em consideração a prioridade dos pedestres, o alerta “olhe” na poucas faixas de pedestres da cidade denuncia claramente esse detalhe. Cabe ao pedestre se prevenir quanto aos carros, essa é a lei em vigor, absolutamente natural sob o ponto de vista da CET. Não há uma única ponte sobre os Rios Pinheiros ou Tietê com faixas de pedestres de acesso aos não motorizados.

Será que essa cegueira aos não motorizados irá mudar com a ida do Grupo Pró Ciclista para a Secretaria de Transportes?

Corremos o risco de trocarmos a total prioridade da bicicleta aos olhos da Secretaria do Verde e Meio ambiente para o ceticismo e descrença da Secretaria de Transporte?

Gostaria de estar errada…

2. Alexandre de Moraes declarou no dia 31 de março na Associação Paulista do Ministério Público que “ há medidas para ampliar a segurança, mas não implantamos pois prejudicam o trânsito”, entende-se com isso que a fluidez de carros é mais importante que a segurança de pedestres e ciclistas nas ruas e calçadas. Para a revista Veja nosso Secretário de Transportes vai além, “acidentes com vítima causam muita lentidão. Quando a pessoa morre, demora para a pista ser liberada. Tem de esperar a perícia chegar, e às vezes isso para todo o trânsito. O impacto de um acidente com morte é o mesmo de um veículo quebrado”

Mais uma vez cito a letra do Chico Buarque “Morreu na contra-mão atrapalhando o tráfego”. A fluidez está acima de tudo na visão do mesmo secretário que diz que vai assumir a bicicleta em sua pasta.

Gato escaldado tem medo de água fria, quero ver para crer, veja a promessa de Alexandre de Moraes no evento de domingo:

“Eu faço aqui o compromisso público de criar uma coordenadoria dentro da Secretaria, é uma coordenadoria pra lidar só com a questão do ciclismo. Então vocês podem me cobrar, eu vou só ver administrativamente como montar e nos próximos dias a gente emite uma portaria criando uma Coordenadoria de Bicicletas, de ciclismo, ligada ao ciclismo, e inclusive vamos conversar com a participação de entidades externas ao governo para que nós possamos ter um diálogo direto, um diálogo semanal pra resolver nossos problemas. Então fica aqui o nosso compromisso”.

Espero estar errada quanto a minha descrença, mas eu só vou acreditar quando ver uma ciclofaixa nas ruas da cidade e os veículos sendo multados ao não respeitar pedestres e ciclistas nas faixas a nós destinadas.

Na real quero ver sair do papel a reestruturação das calçadas com implatação de ciclovias no bairro do Jabaquara, entre o Centro de Convenções Imigrantes onde acontecerá a Adventure Sports Fair no mes de setembro, e o terminal de Metrô e Ônibus.

Quero ver as ciclovias do Butantã, já anunciadas, a de Perus, sem falar na de Itaquera que foi abortada.

Depois da palestra de André Pasqualini, os secretários Alexandre de Moraes, Eduardo Jorge, o prefeito Kassab, os motoristas de ônibus e os cicloativistas deram uma banda em bicicleta para sentirem na pele o que é transitar em bikes pelas ruas de São Paulo.

Foi um domingo proveitoso.

Mas quero ver para crer as promessas do sr Alexandre de Moraes sairem do mero papo.

  • Compartilhe
  • Tweet
Renata Falzoni
Renata Falzoni

Arquiteta, jornalista, bike e videorreporter, pedala desde 1976 como meio de transporte, fundou o Night Biker's Club do Brasil em 1989, já pedalou sua bike por 28 países produzindo o programa de TV "Aventuras com Renata Falzoni" e é idealizadora do portal Bike é Legal.

Notícias relacionadas

Rio-2016: Dinamarqueses espalham a cultura da bike em Ipanema
Mobilidade

Rio-2016: Dinamarqueses espalham a cultura da bike em Ipanema

  • 6 de agosto de 2016
Paulista aberta: CET passa orientações sobre como será o trânsito no domingo
Eventos

Paulista aberta: CET passa orientações sobre como será o trânsito no domingo

  • 16 de outubro de 2015
Pesquisa quer saber se você já teve bike roubada ou furtada em SP
Mobilidade

Pesquisa quer saber se você já teve bike roubada ou furtada em SP

  • 14 de março de 2017
Giro de Vídeos #06: Travessura no túnel + família inteira na bike + drone
Mobilidade

Giro de Vídeos #06: Travessura no túnel + família inteira na bike + drone

  • 19 de fevereiro de 2018
Itaú - Um banco feito para você‎

Notícias recentes

Dicas
ME APAIXONEI PELA MINHA NOVA MTB – OGGI CATTURA

ME APAIXONEI PELA MINHA NOVA MTB – OGGI CATTURA

  • 1 de fevereiro de 2023
Esporte
AVANCINI CONTA OS SEGREDOS DE SUA NOVA BIKE

AVANCINI CONTA OS SEGREDOS DE SUA NOVA BIKE

  • 1 de fevereiro de 2023
Dicas
NÃO PEDALE NA RUA ANTES DESSAS DICAS!

NÃO PEDALE NA RUA ANTES DESSAS DICAS!

  • 30 de janeiro de 2023
Dicas
COMO ESCOLHER A ROUPA IDEAL PARA PEDALAR

COMO ESCOLHER A ROUPA IDEAL PARA PEDALAR

  • 30 de janeiro de 2023

Nas mídias sociais

Ciclo Ravena

Quem somos

O "Bike é Legal" é um portal sobre ciclismo, mobilidade urbana e sustentabilidade. Criado por Renata Falzoni, que pedala há 40 anos, o Bikeelegal.com mostra tudo sobre bicicleta: notícias, vídeos, fotos, artes, ideias, questionamentos, discussões e reivindicações, o site reúne ciclistas que são referências sobre o tema no Brasil.

Patrocínio

Itaú - Um banco feito para você‎

© Copyright 2016 - Bike é Legal

  • Colabore conosco
  • Contato
  • Anuncie
  • Mapa do Site