Em 2019, Ciclovia da Margem Oeste do Rio Pinheiros terá desvios para obras
Na última terça-feira (13), o Bike é Legal foi convidado para a reunião de divulgação do empreendimento ‘Linha de Transmissão subterrânea de 345 KV Piratininga II – Bandeirantes”, que irá fazer o aterramento da rede elétrica de uma área de 15km de extensão nos distritos de Cidade Dutra, Socorro, Itaim Bibi, Jardim São Luís, Morumbi e Vila Andrade.
As obras já começaram, mas ainda não chegaram na altura da Ciclovia da Marginal Pinheiros, que terá seis interceptações no lado Oeste. A previsão apresentada é de que ainda no mês de dezembro de 2018, o primeiro desvio da ciclovia já comece a ser construído, e a promessa é que nenhum trecho da ciclovia será interditado antes da construção do desvio e sinalização adequada.
O corte de 765 árvores isoladas já está previsto e autorizado pela CETESP, bem como a perda de 9,153 hectares de Área de Preservação Permanente. A medida compensatória foi acordada no reflorestamento de 26,096 hectares no município de Piracaia, integrando o Programa Nascente – Projeto Manancial Cantareira I – Área I. Um complemento da Autorização de Supressão de Vegetação junto à CETESP ainda está em processo, previsto para ser concedido ainda neste mês de novembro.
O cronograma prevê que a implantação completa do empreendimento seja entregue em dezembro de 2019 e tenha duração de 30 anos. Além dos desvios da Ciclovia do Rio Pinheiros na margem Oeste, a apresentação fala sobre a implantação de sistemas de controle ambiental, que devem regular o lançamento de efluentes líquidos, gestão de resíduos sólidos, controle de emissão de particulados e controle de geração de ruídos e vibrações.
Está previsto um Programa de Comunicação Social para criar um canal aberto de informações, prevendo reuniões trimestrais com ciclistas e peças de comunicação adequadas sobre as obras e desvios, e também um Programa de Educação Ambiental com encontros com usuários da ciclovia e escolas na região.
Abaixo, você confere a apresentação completa usada na primeira reunião, realizada na última terça-feira (13), na sede do Projeto Pomar Urbano, onde deve ser o local de encontro dos programas do empreendimento. O e-mail [email protected] foi disponibilizado para dúvidas.