Em primeira mão: O golaço da Caloi no Dia Mundial Sem Carro
Neste 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, a Caloi divulga sua nova campanha, resgatando o antigo lema de sucesso: “Não esqueça minha Caloi”. Desta vez, entretanto, a frase que marcou gerações nascidas nos anos 70 e 80 agora aparece a favor do respeito aos ciclistas nas ruas. Confira o vídeo oficial da campanha e a análise de Renata Falzoni no vídeo!
Confira as informações completas sobre a campanha na nota oficial da marca brasileira:
“Para conscientizar os motoristas e a sociedade sobre a inclusão da bicicleta como veículo de transporte, a Caloi escolheu o dia 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro, para lançar sua campanha de 120 anos. E nada melhor chamar a atenção de todos com uma frase que o brasileiro já conhece há 40 anos: “Não esqueça a minha Caloi”.
Pelas mãos da agência Tribal WorldWide, que trabalhou em parceria com o publicitário JCocco – criador da assinatura na década de 70, a campanha ressurge, mas não com o intuito de vender mais bicicletas, como sugeriam os bilhetinhos da época, mas sim com o foco da inclusão da bike nas ruas.
“É com muito orgulho que vejo renascer a campanha ‘Não esqueça a minha Caloi’ agora com uma causa ainda maior, que é trazer a bicicleta para o centro da discussão como um dos pontos de solução do trânsito caótico das grandes cidades”, diz J. Cocco.
Um vídeo com toda a ideologia do novo foco “Não esqueça a minha Caloi” será veiculado nas redes sociais da marca, assim como em canais de mídia digitais. A cidade de São Paulo terá peças publicitárias, como seus relógios de rua, envelopados com frases como “Não esqueça a minha Caloi ao mudar de faixa” e “Não esqueça a minha Caloi antes de fazer uma curva”.
“Depois de 40 anos, é uma honra poder relançar e ressignificar o #NaoEsquecaMinhaCaloi com uma mensagem tão atual e importante para todos que pedalam. Muita coisa mudou desde a criação deste conceito, a bicicleta está cada vez mais incluída em nosso dia a dia, nao só como lazer mas também na mobilidade urbana e esporte?, virou serviço, tem se tornado cada vez mais a maneira mais viável de nos movermos. Neste cenário que se expande cada vez mais, não esquecer que sobre o selim de cada bicicleta existe um ser humano é urgente. Não esqueca minha Caloi agora é um pedido por mais segurança no trânsito. Por isso, também abrimos o conceito para que todas as marcas participem deste movimento.” conta Carlos Fonseca, copresidente e CCO da Tribal Worldwide.
E como a inclusão da bicicleta como transporte é um tema de interesse geral da sociedade, uma carta aberta será publicada pela Caloi no próprio dia 22, no jornal Folha de São Paulo, convidando todas as marcas a levantarem a bandeira. A assinatura “Não esqueça a minha Caloi” será estendida para quaisquer outras marcas que queiram participar do movimento.
“Somos uma empresa em que a paixão não está na bicicleta, mas no ciclista. Estamos presentes há 120 anos na vida dos brasileiros. São gerações e gerações que a Caloi marcou, pois andar de bicicleta é algo que a gente nunca esquece e, sempre que pedalamos, seja para um deslocamento para o trabalho, uma atividade física ou apenas por lazer, o ventinho no rosto nos traz memórias únicas”, afirma Eduardo Rocha, diretor de marketing da Caloi. “Nesse ano icônico, resgatamos a campanha ‘Não esqueça a minha Caloi’ com um novo olhar: a visão do século XXI, quando a bicicleta em muitos países já é vista como uma das soluções do transporte, seja nos grandes, médios ou pequenos centros. E no Brasil ainda pouco se fala ou mesmo vemos na prática esse movimento, principalmente pela falta de segurança no trânsito e a ausência de boa convivência com os demais veículos. Essa não é apenas uma campanha da Caloi, mas sim do mercado de bicicletas como um todo para o ciclista brasileiro”, completa.”
Ficha Técnica:
Cliente: Caloi
Campanha: Não esqueça a minha Caloi
Direção criativa: José Estevão Cocco
Criação: Carlos Fonseca, James Scavone, Ricardo Schreiner, Adriano Abdalla Felipe Revite, Kiko Borger, Kika de Marco e Mateus Yanikian
Planejamento: André Troster e Gustavo Dornelles.
Mídia: Cesar Toleso, Rodrigo Bolta, Daniel Bonifáco e Theodora Mello
Atendimento: Luis Renato Lui, Rodrigo Victório, Bruno Sattim e Gabriella de Souza
Gerente de Projetos: Marcello Ficotto e Karina Correa
Produtor Agência / RTVC: Ciça Piazza e Livia Canto
Produtora do Filme: Cego
Direção: Daniel Levenhagem
Produção Executiva: Maria Reser
Atendimento Produtora: Maria Reser
Direção de Fotografia: Victor Ponce
Montagem: Daniel Levenhagem
Pós-Produção/ Finalização: Diego Brito
Produtora de Som: Carbono Sound Lab
Aprovação Cliente: Cyro Gazola, Eduardo Rocha e Michelli Nunes