No interior de SP, ciclorrota cruza 5 cidades em 45 Km
Ao longo dos seus 45 km de extensão, a Ciclorrota das 5 Cidades oferece a possibilidade de cruzarmos Campinas, Itatiba, Amparo, Pedreira e Morungaba em um pedal só.
A partida é de Joaquim Egídio-Sousas, distritos que pertencem a Campinas. O restaurante Feijão com Tranqueira é um dos diversos pontos com possibilidade de estacionamento fácil e que muitos escolhem para iniciar o pedal.
Apesar da pouca distância da cidade de Campinas, Joaquim Egídio conserva características da época do comércio cafeeiro; grandes fazendas e restaurantes típicos, com paisagem bucólica dentro do cenário verde de 222 km² declarados como área de proteção ambiental.
O visual já é bonito desde o primeiro metro pedalado. Seguimos pelo asfalto até encontrar a primeira saída de terra, onde nos afastamos sentido Observatório, local tradicional com a opção de seguir até o ponto mais alto ou fazer a tradicional foto nas antenas e seguir sentido Morungaba.
A cidade de Morungaba é estância climática e faz parte das doze cidades do Circuito das Frutas. Iniciam-se as boas subidas e a visão aérea segue até a chegada no centro. Se estiver com um pouco mais de tempo vale a parada no famoso Doces David, que fica lotado para vender suas geleias, compotas e doces cremosos, e/ou na cervejaria Kremer, que oferece um tour pela produção de cerveja local. Visitar a Companhia das Ervas, empresa de tempero mais conhecida do país, também é uma opção.
Como nosso tempo era curto, paramos apenar para repor água nas garrafinhas e seguimos para Itatiba, essa é uma das partes mais duras do circuito. Subimos por cerca de cinco quilômetros e entramos numa floresta de eucaliptos brancos, que deixava o percurso lindo, sombreado e perfumado.
As trilhas da região são conhecidas e tem nome. Optamos por fazer a da Fazenda Malabares e a Globo Rural; uma longa descida nos levou até uma represa, onde encostamos numa árvore que estava entre as duas partes do lago formando uma ilha onde a água refletia nossa imagem.
A Trilha das Cabras foi o destino seguinte. Pelo nome já esperávamos que iríamos subir um pouco mais, as placas sinalizavam os nomes das trilhas, a saída de Morungaba e as passagens por Amparo e Pedreira.
Finalizamos chegando no asfalto a poucos metros do restaurante de partida, onde sentamos e começou a disputa de quem tinha feito a foto mais bonita.
A Ciclorrota 5 Cidades é dura pela altimetria, são quase 1.000 metros de subida acumulados, mas a rota não apresenta grande dificuldade técnica, a não ser na primeira grande descida que requer um pouco mais de cuidado.
A variedade de paisagem durante o percurso é o que a fez ser considerada pelos participantes como uma das mais belas trilhas do ano. Em 45 km, além da curiosidade de cruzar cinco cidades, apresenta o visual do alto das montanhas, trajetos fechados entre os eucaliptos, trechos com muita água, pequenas igrejinhas e palmeiras imperiais pelo caminho.
A One Bike Hub organiza grupos com saídas dentro do calendário ou esclarece qualquer dúvida que você tenha do trajeto, que foi levantado e compartilhado pelo Jota Ciclo, que organiza a série Jota Series de provas de Road e MTB.