Marc Soler leva a melhor na Paris-Nice 2018
O ciclista conseguiu tornar-se campeão da competição depois de desbancar o britânico Simon Yates.
No último domingo (11), o espanhol Marc Soler (Movistar Team) sagrou-se campeão da Paris-Nice deste ano. Essa é a maior conquista de sua carreira até o momento.
O ciclista realizou esse feito depois de roubar a camisa amarela de Simon Yates (Mitchelton-Scott), o que conseguiu depois de empreender um ataque junto com David de La Cruz (Team Sky) e Omar Fraile (Astana), praticamente, no último terço do percurso, formando o pelotão líder da etapa.

Pódio da Paris-Nice 2018 / © ASO/Alex Broadway
Esse ataque fez Yates perder os 37 segundos que tinha de vantagem e ficar com 4 segundos de desvantagem em relação ao espanhol, na classificação geral, garantindo para si a segunda colocação da Paris-Nice 2018. E na terceira colocação, ficou Gorka Izagirre (Bahrain Merida), com uma desvantagem de 14 segundos para Soler.
Depois da vitória, o campeão falou sobre possíveis comparações com Miguel Induráin e Alberto Contador, seus conterrâneos: “Eu escutei isso algumas vezes, mas não estou no nível deles ainda. Estou aprendendo.” Tanto Induráin quanto Contador ganharam duas vezes a Paris-Nice.
No entanto, o ciclista espanhol admitiu ter inspirado-se em Contador quando empreendeu o ataque na Côte de Peille, na última etapa da competição: “Estava tentando repetir um pouco do que Contador já fez na Paris-Nice,” disse. “Eu era um grande fã dele e queria pedalar no seu estilo. Achei que a vitória de etapa talvez fosse possível, mas estava pensando mais em um pódio do que em pegar a camisa (amarela).”
Para Yates (Mitchelton-Scott), ter sido ultrapassado por um trio espanhol foi um amargo final. “Quando Marc atacou, nós ainda tínhamos um longo caminho pela frente e ainda tinha alguns rivais para tomar cuidado”, disse Yates. “Eu não consigo prestar atenção em todos, nem seguir todo mundo, então, você tem que admitir riscos às vezes. No final, eu não tinha pernas para diminuir o espaço. Mas fiz o melhor que pude. Hoje, um grande ciclista venceu.”
A Paris-Nice é uma importante prova ciclística que ocorre anualmente, foi criada há 85 anos, neste ano ocorreu a sua 78ª edição, que teve início no dia 4 de março, em Chatou, na França e término em Nice, em 11 de março.