Muita aventura e imagens de tirar o fôlego no livro Fé Latina de Beto Ambrósio
São muitas histórias à serem contadas, de pessoas que o acolheram disponibilizando abrigos, alimentos, banhos e até “amigos emprestados”.
Beto Ambrósio é um fotógrafo apaixonado pela bike, essa paixão pelas duas rodas resultou em uma aventura de quase mil dias pedalando pelo continente da América Latina, a cicloviagem que na época apelidou de Vestígio de Aventura, gerou mais um fruto, seu livro Fé Latina, que será publicado de maneira independente, sem editora!
“O livro Fé Latina é fruto de uma viagem de bicicleta por toda a América Latina, realizada por Beto Ambrosio, de dezembro de 2012 a agosto de 2015. Foram 25.160km pedalados por 17 países do nosso continente.” Essa é a descrição que acompanha o vídeo lançado junto com a campanha de financiamento coletivo no Catarse.
A cicloviagem que começou em Araraquara (SP), durou 32 meses (986 dias) com ele pedalando uma média de quase 100 km por dia. Depois de quase 3 anos pedalando, foram mais dois anos de produção para o livro ficar pronto, agora o lançamento oficial depende da ajuda dos interessados. O projeto que possui uma meta de R$ 53mil, estava com 28% financiado até o fechamento desta matéria, mas falta apenas 39 dias para a campanha ser encerrada.

Capa e contra capa/ © Divulgação
“Os fundos arrecadados com essa campanha, servem para que o livro venha ao mundo, já que o autor o fará de forma independente, sem editora. Será necessário vender uma média de 650 livros nessa campanha para que o projeto obra possa se concretizar…O valor arrecadado será integralmente utilizado na impressão dos primeiros 2000 exemplares do livro! ” Conclue o fotógrafo em seu projeto de financiamento no Catarse.

Porcentagens do orçamento do livro /© Divulgaçâo
“…Eu vivi experiências maravilhosas, eu aprendi bastante coisa, eu sofri, eu ri, eu chorei, eu vivi de tudo; todos os sentimentos elevados à enésima potência, então foi muito especial! E nessa viagem eu fui escrevendo e fui fotografando; e hoje este material finalmente está compilado, prontinho!… Um livro feito na base de muito amor, muito arroz e feijão…”; nessas palavras, Beto começa a descrever como nasceu o livro, no qual o autor fala não só das situações, mas também da fé, dos sonhos e da ideia de um mundo melhor.
“…E agora esse projeto gráfico precisa sair do digital e vir ao mundo, é como se fosse meu filho que está na minha barriga à quase 5 anos…”

Foto no livro em papel couché fosco 115 gramas/ © Divulgação
Apesar de algumas dificuldades no percurso, a aventura terminou sem Beto se machucar, ou ser assaltado, mesmo que ele estivesse mais exposto em sua bike. São muitas histórias à serem contadas, de pessoas que o acolheram disponibilizando abrigos, alimentos, banhos e até “amigos emprestados”.

Sumário do livro / © Divulgação
“(…) é incrível sentir na pele a materialização de um sonho, principalmente quando ele é algo que desafia o que o ser humano julga ser possível(…) E então por que não fazer o que o nosso coração pede? (…) por que não se entregar e deixar o vento te carregar para onde a vida tanto quer te levar, mas que você sofrida e insistentemente diz que não? Se deixar levar, se entregar ao ¨acaso¨, confiar em Deus e no seu coração, eles não mentem, confie (…) Assim esta sendo a minha viagem, que um dia começou mas não terminará jamais (…)”, contou Beto em nossa matéria sobre a cicloviagem – Vestígio de Aventura.
“(…) Sempre usei a bicicleta como meio de transporte, e sim, é o melhor de todos. Para saúde nem se fala, seja a nossa ou a do planeta Terra. E em muitos casos, ela vai mais rápido do que os automóveis(…)” Conclue o cicloviajante no texto que escreveu para o Bike é Legal em 2016.
Veja mais fotos e relatos da cicloviagem na página do facebook alimentada por Beto.