Projeto que leva deficientes visuais para pedalar chega a São Paulo
O Projeto Pedaleiros estará no Parque Villa Lobos, no sábado (16).
Um projeto que oferece aos deficientes visuais a experiência de andar de bicicleta chega a São Paulo pela primeira vez, em uma nova temporada que começa no próximo sábado (16). A iniciativa, chamada Pedaleiros, é gratuita e ocupará o Parque Villa Lobos das 10h às 14h.
Criado em dezembro de 2015, o projeto já realizou nove etapas e, de acordo com os organizadores, levou mais de 1.200 pessoas com deficiência visual para pedalar em diferentes lugares da capital fluminense, impactando mais de 40 mil pessoas em seus eventos. E para esta nova temporada, além da etapa na capital paulista, estão programadas outras seis edições no Rio de Janeiro.
O projeto tem base em uma das principais dificuldades dos deficientes visuais: a mobilidade. Entendendo que a saúde dessas pessoas merece essa atenção e com a preocupação de melhorar a qualidade de vida delas, o projeto busca trazê-las para o convívio social e propiciar um momento único de liberdade, além de impactar aqueles que as cercam. Na iniciativa, Pedaleiros Guias, capacitados por meio de treinamento, usam bicicletas no formato tandem para fazer o passeio com os Pedaleiros (pessoas com deficiência visual) e descrevem todo o percurso. Pessoas sem deficiência visual também podem desfrutar da sensação, fazendo o passeio vendadas.
“Nossa missão é oferecer entretenimento e tirar essas pessoas de suas casas. Além disso, fazer com que todos enxerguem o que as possibilidades físicas dos olhos não podem, que é colocar-se no lugar do outro e experimentar a sensação de uma pessoa com deficiência visual”, comenta Rafaello Ramundo, sócio-diretor da Novo Traço, empresa idealizadora e realizadora do projeto. “É importante aprender a deixar de lado as próprias vontades, estabelecer relações de ajuda mútua, perceber no outro as suas necessidades mais básicas e tocantes e sentir a felicidade por meio da alegria alheia. Pedaleiros foi criado para engajar o público com atividades de lazer em um espaço seguro e acolhedor”, completa.
O projeto desempenha um papel simbólico, sensibilizando tanto os que não enxergam quanto os que enxergam. O que se percebe é que a experiência de sentir o vento no rosto ao andar de bicicleta transcende a atividade em si. É como executar um voo, se libertar. Segundo o IBGE, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no país, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão (dados da fundação com base no Censo 2010).
Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo:
SERVIÇO
Pedaleiros em São Paulo
Quando: Sábado, 16/9
Onde: Parque Villa Lobos: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001. Alto dos Pinheiros
Horário: 10h às 14h
Participação: Gratuita