Na primeira montanha, Froome mostra sua força na Vuelta 2017
O britânico finalizou a terceira etapa da competição em terceiro lugar e sagrou-se líder da classificação geral.
Na primeira etapa de montanha da Vuelta a España, Chris Froome (Sky) mostrou porque é o atual campeão do Tour de France. Em grande forma, o britânico chegou e exibiu sua força nas montanhas, administrando na última descida e finalizando em terceiro, atrás de Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) e David de la Cruz (Quick-Step Floors), primeiro e segundo colocados, respectivamente.
Froome conquista a liderança da classificação geral depois de sua equipe ter feito o quarto melhor tempo na prova de contrarrelógio por equipes, na primeira etapa, ocorrida no sábado (19). E no domingo (20), o britânico e sua equipe mantiveram um bom ritmo, permanecendo no grupo da frente até o ataque da equipe Quick-Step Floors a 2 quilômetros do final. A vitória nesta etapa ficou com Yves Lampaert (Quick-Step Floors).

Chris Froome / © Unipublic/Photogomez Sport
Nesta-segunda-feira (21), os ciclistas pedalaram em ritmo intenso para ultrapassar as subidas de três montanhas que tiveram de enfrentar durante os 158.5km da terceira etapa da competição, que mexeu no ranking da camisa vermelha. Atrás de Froome, na classificação geral, em segundo e terceiro colocados, estão David de la Cruz e Nicolas Roche (BMC Racing Team).
O espanhol Alberto Contador (Trek-Segafredo) – que corre a sua última prova ciclística antes de pendurar as sapatilhas – foi deixado para trás pelo Team Sky, nas primeiras encostas do alto de la Comella, subida na qual Froome atacou forte a 1km do cume. Somente Esteban Chaves (Orica-Scott) conseguiu acompanhá-lo. Depois de uma descida rápida, Vincenzo Nibali só voltou ao páreo no último quilômetro para vencer a etapa.
“Não esperava ganhar. Foi um dia intenso e era somente o terceiro dia da competição. Sky aumentou o ritmo quando eu estava um pouco retrasado, porém, por sorte consegui me recolocar. Sabia que minha única opção de ganhar a etapa era começar o sprint. É difícil dizer se os nove competidores que chegamos a frente, somos os favoritos para La Vuelta. Froome é um grande corredor e alguém que sempre é difícil de bater. Sem embargo, tenho em conta todo o resto de rivais. Será uma grande Vuelta!”, declarou Nibali.
“É uma grande surpresa porém eu acho que é resultado de muito trabalho duro, hoje, de meus colegas de equipe. Eles fizeram um trabalho fantástico na subida final. Especialmente, um cara como o Gianni Moscon – é seu primeiro Grand Tour com Team Sky. Ele foi muito bem hoje, assim como o resto dos caras.”, disse Froome.
Confira os melhores momentos da terceira etapa da Vuelta a España 2017 no vídeo abaixo: