Maior bicicletário do mundo é inaugurado na Holanda
O estacionamento para bikes está localizado sob a estação de trem da cidade de Utrecht.
A cidade de Utrecht, na Holanda, inaugurou o maior bicicletário do mundo com 17,1 mil metros quadrados, um espaço que por enquanto tem capacidade para abrigar seis mil bicicletas. A ideia é que até o final do próximo ano, a estrutura comporte doze mil e quinhentas magrelas e torne-se o maior bicicletário do mundo, superando as nove mil e quatrocentas vagas disponibilizadas na estação de Kasai, em Tóquio.
O estacionamento fica sob a estação de trem da cidade, onde 40% dos visitantes chegam de bicicleta.
Para utilizar esse bicicletário, o ciclista não precisa pagar durante as primeiras 24 horas, depois desse período é cobrado um valor de €1,25 (R$4,60) por dia a mais que usar.
De acordo com o The Guardian, as autoridades holandesas estão sendo acusadas de complacência ao invés de serem elogiadas por suas previsões. O porta-voz da organização holandesa de ciclismo Fietsersbond, Martjin van Es, diz que os doze mil e quinhentos lugares na estação estão muito bons, porém, que eles não serão suficientes devido ao grande crescimento da adoção da bike como meio de transporte nos trajetos menores que 7,5km.
“Para citar John Lennon: a vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos”. Enquanto os políticos tomam suas decisões, enquanto as coisas são construídas, há mais pessoas andando de bicicleta”, disse Martjin van Es.