Ciclista é assaltado em trilha do Parque Cemucam e vídeo roda a internet. Veja!
Na ocasião, o ciclista estava com uma câmera no guidão da bicicleta e conseguiu retirar o equipamento antes de levarem a bike.
Na tarde do último domingo (23), por volta das 15h30, um ciclista teve sua bicicleta roubada por três assaltantes na trilha de mountain bike do Parque Cemucam, em Cotia (SP). Com uma câmera acoplada ao guidão da bicicleta, Marcelo filmou toda a ação dos bandidos e postou o vídeo na internet.

Scott scale 950 (XL) ano 2013/ © Divulgação
“Nesse dia não consegui ir pedalar mais cedo e nem em grupo, acabei indo sozinho e de tarde, quando a trilha fica mais vazia”, comentou a vítima em entrevista ao Bike é Legal.
Nas imagens, é possível ver o momento em que três jovens se aproximam de Marcelo exigindo que ele largasse a magrela. O ciclista ainda consegue resgatar o equipamento de filmagem antes dos assaltantes deixarem o local.
“Eu já tinha completado uma volta na trilha, e na segunda fui abordado pelos assaltantes. Muitos colegas falaram que eu devia ter reagido já que os assaltantes não pareciam estar armados, mas não penso assim; minha vida vale mais que a bicicleta”, declarou.
O novo caso de violência no Cemucam acontece num momento em que o espaço registrava uma baixa de ocorrências do gênero. Sob responsabilidade da Prefeitura de São Paulo e muito conhecido por receber praticantes de MTB, o parque teve recentemente renovado seu contrato com uma equipe de segurança. Hoje, o local conta com nove agentes fazendo ronda nas dependências do parque, mas os ciclistas ainda sentem falta de vigilância no interior das trilhas.
“Na primeira volta pedalando e também caminhando sem a bike após o assalto, eu cheguei a passar por uma cabine de vigilância que estava vazia, e em nenhum momento cruzei com um vigia no percurso para ciclistas. Precisa ter mais segurança, nem que para isso precise sair do nosso próprio bolso”, argumentou Marcelo.
Procurada, a administração do Parque Cemucam diz não ter sido comunicada e que desconhece qualquer ocorrência de assalto no último domingo (23).
A reportagem do Bike é Legal apurou que Marcelo optou por não pedir ajuda ou informar a segurança do local e também não registrou Boletim de Ocorrência no dia. “Eu tinha acabado de ser roubado, não quis ter toda a dor de cabeça que esses processos burocráticos exigem, e também não senti que faria alguma diferença. Só quis ir para minha casa”, explica.
Com a repercussão, o ciclista resolveu registrar o BO e auxiliar em uma possível recuperação da bicicleta. “Não sei se a bike vai chegar a aparecer, mas fiquei muito feliz com a comoção dos outros ciclistas”, diz.
A segurança no Parque Cemucam
Antes do último contrato de segurança vencer, em agosto do ano passado, o Cemucam contava com 17 agentes desarmados. Numa crise que afetou todos os parques da capital paulista ainda no primeiro semestre de 2016, o Cemucam ficou três meses sem segurança privada, contando apenas com auxilio de rondas ordinárias da Guarda Civil Metropolitana.
Durante esse período, houve um aumento no número de roubos de bike, o que gerou um protesto de ciclistas e atletas em outubro de 2016. Leia mais sobre aqui.
Com o novo contrato firmado no final de outubro de 2016, o número de seguranças foi reduzido, e hoje nove funcionários fazem esse serviço. Segundo a administração do parque, esses agentes realizam rondas em toda a extensão do parque, inclusive nos 8 km da trilha de MTB, sem um ponto fixo de permanência.
ATUALIZAÇÃO (1): Nessa quarta-feira (26), a Polícia Militar informou que um dos três suspeitos foi identificado e localizado, mas responderá o processo em liberdade por não ter sido pego em flagrante.
ATUALIZAÇÃO (2): Nessa quinta-feira (27), a Scott Scale 950 foi recuperada pela Polícia Militar. Marcelo confirmou ao Bike é Legal a retirada da bike na delegacia.
O Bike é Legal também está YouTube! Inscreva-se em nosso canal e receba tudo em primeira mão.