SP: Festival Bike Arte chega ao Grajaú por financiamento coletivo
Instituto Aromeiazero e Coletivo Imargem realizarão o festival no Grajaú, por meio de campanha no Catarse.
Desde 2012, o Bike Arte atua nas ruas de São Paulo para promover o uso da bicicleta, a ocupação do espaço público e a inspiração com diversas atividades lúdicas e educativas. As primeiras edições aconteceram nos bairros de Santa Cecília, Vila Madalena, Pinheiros, Bom Retiro e Luz/Cracolândia. Sempre interagindo com atores locais e promovendo uma reflexão sobre como usar as ruas para as pessoas.

Bike Arte Grajaú/ © Reprodução
Neste ano o festival terá algumas novidades: uma edição internacional, o Bike Arte Lisboa, que aconteceu no dia 16 de julho com diversas atividades na capital de Portugal. E, pela primeira, vez o evento sai da região central e vai para o extremo sul da cidade no bairro do Grajaú, às margens da Represa Billings. O Instituto Aromeiazero, idealizador do festival, fará as atividades deste ano em parceria com o Imargem, coletivo com forte atuação cultural no extremo sul.
E o formato para bancar a sexta edição do Bike Arte também será diferente. Será através de uma campanha de financiamento coletivo do Catarse. Importante ferramenta que ajuda na construção de diversos projetos. A meta do Bike Arte 2017 será de R$ 35.000,00 que deverá ser alcançada até o dia 20/08.
Para Cadu Ronca, Diretor do Instituto Aromeiazero, “o mais importante desse projeto é construir junto com quem já atua no território”, destacando a importância da parceria com o Coletivo Imargem que irá ajudar na descentralização do Bike Arte. Tim Neri, que faz parte do Coletivo explica como funcionam as ações: “A arte é o que a gente tem para trocar com as pessoas, na relação com elas, na relação com o espaço. Fazer esse evento na divisa entre a mancha urbana e verde de cidade é o que nós sabemos fazer de melhor.”
Quem colaborar ajudará na realização de um grande evento feito de forma totalmente independente e que promove uma reflexão sobre a ocupação do espaço público. O dinheiro será investido na estrutura necessária para a realização do festival como geradores, banheiros, tendas, sistema de som, remuneração dos artistas locais, atividades, alimentação e materiais gráficos.
As recompensas variam dependendo do valor doado e vão desde de café quentinho do BIKE CAFÉ, adesivos, posters das edições anteriores, camisetas ou até experiências incríveis como uma pedalada guiada de São Paulo até a cidade de Santos, no litoral sul paulista, ideal para apoios corporativos.
O Bike Arte 2017 Grajaú irá acontecer no dia 27 de agosto das 12h00 às 19h00 no Parque Linear Cantinho do Céu e irá contar com diversas atividades como oficina de permacultura, experiência náutica na Represa Billings, shows, intervenções artísticas, passeios de bicicleta, debates sobre o uso do espaço público e muita interação com o bairro do Grajaú.
Serviço:
Bike Arte 2017
Dia: Domingo, 27/08/2017
Hora: 12h00 às 19h00
Local: Parque Linear Cantinho do Céu, Grajaú – São Paulo (mapa) – acesso pela Rua dos Andorinhas Brasileiras, Rua Pedro Escobar e Rua Rubens de Oliveira.
Mais informações: https://www.catarse.me/
Assista ao vídeo de apresentação do Festival Bike Arte 2017: