Depois de neutralizar as tentativas dos adversários, Chris Froome está próximo do título
O britânico possui a seu favor, uma boa vantagem de tempo sobre o segundo colocado e uma etapa de contrarrelógio.
Nessa quinta-feira (20), na última etapa de montanha do Tour de France 2017, o camisa amarela Chris Froome (Sky) neutralizou todas as tentativas de ataque de seus principais concorrentes e se manteve na liderança geral da prova.
Contando com a ajuda de seus companheiros de equipe e com uma atuação sólida, o britânico não deu espaços para Romain Bardet (AG2R La Mondiale) e Rigoberto Uran (Cannondale Drapac) diminuírem suas desvantagens na emblemática subida do Col d’Izoard, a última grande montanha dos Alpes, neste Tour. Fabio Aru (Astana) teve mais um dia muito ruim, perdendo mais tempo e praticamente dando adeus à briga pelo pódio.
Com a segura apresentação, Froome praticamente garante o título do Tour de France 2017. Com duas etapas planas pela frente e um contrarrelógio, uma de suas especialidades, só um desastre deixará o atleta da Sky sem a camisa amarela.

Chris Froome está próximo à conquista do Tour de France 2017 / © ASO/Pauline BALLET
“Eu estou feliz por ter passado pelos Alpes neste ano sem problemas. Eles sempre foram mais difíceis para mim. Agora, veremos o que acontece no contrarrelógio em Marselha. Eu farei o meu melhor para tentar vencer a etapa e pedalar pela camisa. Eu já vi o percurso do contrarrelógio, é um trajeto muito rápido de 22km. Eu farei o meu máximo com certeza”, disse Froome.
Rei das montanhas se consagra
O grande vencedor da décima oitava etapa foi Warren Barguil (Team Sunweb), que garantiu matematicamente o título de melhor montanhista do Tour de France 2017. Na classificação da camisa branca com bolinhas, Barguil conta com 129 pontos, enquanto que o segundo colocado Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo) tem 80, uma desvantagem de 49 pontos. Com isso o francês só precisa cruzar a linha de chegada final do Tour, em Paris, para se consagrar o campeão de montanha desta edição.
Para vencer, Barguil mostrou muita força, mesmo após quase 3 semanas de Tour, para desgarrar do pelotão da camisa amarela e buscar o colombiano John Darwin Atapuma (UAE Team Emirates) que liderava na fuga. Com um excelente ritmo na subida do Col D’Izoard, o francês ultrapassou Atapuma com 1km para o final, mantendo a liderança e abrindo um enorme sorriso nos metros finais.

Warren Barguil é o grande escalador do Tour de France 2017 / © ASO/Alex BROADWAY
“É realmente fantástico. Eu não posso acreditar. Foram três semanas dos sonhos. Na noite passada, estava conversando com Michael [Matthews] e nós nunca esperaríamos que vestiríamos a camisa de bolinhas e a verde, e ele vencer duas etapas e eu uma, agora duas. É apenas inacreditável”, disse Barguil, que também venceu a décima terceira etapa.
Atapuma chegou em segundo e Romain Bardet acelerou para chegar em terceiro e conquistar os segundos bônus preciosos para se isolar na segunda colocação do Tour. Froome e Uran vieram logo em seguida em quarto e quinto, respectivamente.
Na classificação geral Chris Froome segue em primeiro, Romain Bardet vem na segunda colocação, 23 segundos atrás e Rigoberto Uran é o terceiro com 29 segundos de desvantagem.
Nesta sexta-feira (21), os atletas terão um dia mais tranquilo do que tiveram nessa décima oitava etapa. Em um trajeto de 222,5km, eles enfrentarão três montanhas de categoria 3 e finalizarão em terreno plano.