La Frida Bike roda o Brasil com o projeto “Preta, vem de bike!”
O coletivo promove aulas de bike e acompanhamento para mulheres negras estimulando a representatividade feminina na mobilidade urbana.
A partir desse mês junho, o La Frida Bike implementa o projeto “Preta, vem de bike!” em diversas cidades do Brasil. Com foco na mulher negra periférica, o projeto busca unir a promoção da bicicleta com inclusão social, étnica e de gênero.
São aulas de bike e acompanhamento para mulheres negras estimulando a representatividade feminina na mobilidade urbana, ampliando as vozes das mulheres negras e ocupando espaços, sendo a bike um instrumento de empoderamento na sociedade.
Além das aulas, o coletivo faz acompanhamento e ajuda na coleta de bikes para restauração ou doação, uma vez que 90% das meninas contempladas são da periferia ou de baixa renda. O projeto que já ensinou mais de 100 mulheres a pedalar tem como objetivo criar uma rede de mulheres negras que pedalam, além de melhorar a mobilidade das mulheres da periferia.
O projeto acabou de ganhar Menções Honrosas Categoria Ação Educativa e de Sensibilização do Prêmio mobilidade 2017 e o Prêmio Frida Found.
De Salvador, com apoio do Banco Itaú e parceira do Bike Anjo, a primeira parte do roteiro será em 08 cidades do Brasil: São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte-MG, Fortaleza- CE, Aracaju-SE, Recife-PE, Florianópolis-SC e Porto Alegre- RS.
Seja você também uma voluntária na sua cidade!
Inscrição para aulas | PRETA, VEM DE BIKE! |
Mais informações: [email protected]
Assista ao vídeo com a apresentação do Projeto Preta, vem de bike!