SP: Motoristas de ônibus sentem na pele como é levar uma fina
A ação reuniu 150 motoristas de diferentes companhias de ônibus da cidade de São Paulo. 50 foram sorteados para participar da ação prática.
Fechando as ações do Maio Amarelo pelo respeito a vida no trânsito, a Prefeitura de São Paulo em parceria com o Instituto CicloBR realizaram uma inversão de papéis entre alguns ciclistas e motoristas de ônibus da cidade de São Paulo.
Na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, motoristas puderam sentir na pele a diferença entre estar pedalando e ser ultrapassado a 1,5 metro de distância, como prevê o CTB, e levando a tão arriscada ‘fina educativa’.
Os ciclistas por sua vez, simularam a condução do ônibus para perceber os pontos cegos que a direção de um veículo tão grande gera. O CicloBR gravou toda a ação, e no vídeo abaixo você pode conferir os risos nervosos dos motoristas de ônibus ao perceberem o porquê 1,5 metros de distância faz toda a diferença.
Antes dos ciclistas e motoristas inverterem os papéis na prática, um debate expôs os pontos de vistas dessas duas categorias que precisam de um pouco mais de atenção na hora de ocupar as ruas da cidade.
“Não chegou a ser um treinamento de motoristas de ônibus ou ciclistas, mas uma ação de conscientização. Uma forma de nos colocarmos no lugar do outro para ver como é preciso haver mais respeito no trânsito”, explica Ka Minei do Instituto CicloBR.
A ação reuniu 150 motoristas de diferentes companhias de ônibus da cidade de São Paulo. 50 foram sorteados para participar da ação prática. Sobre futuras ações nesse sentido, Minie explica que o CicloBR espera promover outros encontros como esse em diferentes garagens das companhias de ônibus, e que a previsão para o próximo acontecer é daqui três meses.