Após oito meses sem uso, Velódromo Olímpico é reaberto com prova no Rio de Janeiro
A última vez que o local teve alguma atividade foi nos Jogos Olímpicos do ano passado.
No último final de semana (27 e 28), o velódromo do Rio de Janeiro foi reaberto após oito meses desde a última vez em que foi utilizado, nas Olimpíadas do Rio-2016. Nesta espécie de reinauguração, o local sediou o Campeonato Estadual de Pista 2017, organizado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.
Na pista, cerca de 120 ciclistas correram em diferentes categorias como: Elite, Sub 23, Júnior, Juvenil e Infanto Juvenil. Além de contar pontos para o ranking estadual, a competição também dava pontos no ranking nacional de pista.
Gideoni Monteiro, o único representante do Brasil no ciclismo de pista das Olimpíadas do ano passado e responsável pelo retorno do país à modalidade depois de 24 anos ausente, conquistou pódio na categoria Omnium, ao terminar a corrida em quarto lugar. O primeiro colocado dessa prova foi o ciclista Cristian Egídio.
“Foi um prazer, depois de oito meses, voltar ao Velódromo Olímpico, palco de grandes emoções para o ciclismo brasileiro. Não foi o resultado que eu esperava porque sempre pensamos no lugar mais alto do pódio, mas fiquei contente por ver que aos poucos o ciclismo de pista está ganhando novos atletas e isso será importante para o crescimento da modalidade”, disse Gideoni.
O ciclista Lauro Chaman também marcou presença no local. O para-atleta possui a primeira medalha olímpica da história do ciclismo brasileiro, conquistada em uma prova de contrarrelógio masculino, classe C5, na Rio-2016.
Alvo de polêmicas e indefinições sobre o seu futuro, o Velódromo carioca é considerado um dos mais rápidos do mundo. Na Rio-2016, foram quebrados 35 recordes olímpicos, paralímpicos e mundiais.
A competição estadual foi parte da primeira edição de um evento chamado Rio Bike Fest, ocorrido na capital fluminense, e que além da prova ciclística também contou com passeio ciclístico, food bikes, feira de exposições e apresentações de BMX Freestyle.