100º Giro d’Italia: Décima oitava etapa deixa a disputa pela maglia rosa mais acirrada
O norte-americano Tejay Van Garderen venceu a sua primeira etapa de um Grand Tour, conquistando a décima oitava etapa, ocorrida nessa quinta-feira (25).
A etapa rainha do 100º Giro d’Italia ocorrida nessa quinta-feira (25) deixou a disputa pelo título da competição ainda mais instigante, o ciclista norte-americano Tejay van Garderen (BMC Racing Team) venceu seu primeiro estágio de um Grand Tour. Logo após, em segundo e terceiro lugar respectivamente, finalizaram Mikel Landa Meana (Team Sky) e Thibaut Pinot (FDJ). Os favoritos Vincenzo Nibali, Tom Dumoulin e Nairo Quintana ficaram disputando entre si e foram facilmente neutralizados pelos outros adversários.

Thibaut Pinot diminui a vantagem de Tom Dumoulin sobre ele e acirra mais a disputa / © Divulgação
Pinot com essa colocação conseguiu reduzir em mais de um minuto a vantagem que o holandês Tom Dumoulin (Team Sunweb), líder da classificação geral, tinha sobre ele, deixando a disputa pelo título da competição ainda mais acirrada.
Faltando pouco menos de cinco quilômetros para o final da etapa, Nibali aumentou o ritmo, percebendo isso, Dumoulin e Quintana fizeram o mesmo. Pouco depois, o holandês desgarrou-se do pelotão e o colombiano e os outros integrantes do grupo foram em busca do ciclista. Após isso, Dumoulin, mais uma vez, saiu do pelotão e conseguiu uma maior distância do grupo, mas Quintana não deixou barato, foi buscar o holandês.
Mais próxmo do final, faltando 2.1km, os três se enfrentaram em uma disputa de velocidade, fazendo parecer que a prova não terminava em uma subida.
Os três cruzaram a linha de chegada juntos, após terem enfrentado as duras e difíceis subidas encontradas nos 137km de percurso.
Ao final da etapa, Dumoulin declarou: “Eles estão focando apenas em mim e tentando me fazer perder ao invés de tentarem vencer. Thibaut Pinot pegou cerca de um minuto de minha vantagem sobre ele, apenas porque Nibali e Quintana, claramente, fizeram um pacto. É direito deles, mas seria excelente se eles perdessem seus lugares no pódio por esse comportamento.”
Já o colombiano Nairo Quintana disse: “Nós tentamos, de uma forma ou de outra, jogamos com as cartas que tínhamos na equipe. Mas não foi possível. O líder defendeu-se muito bem e finalizamos ao mesmo tempo. A verdade é que o nível está alto, todos estão em boa forma. Ainda restam dois dias para continuarmos tentando.”
Confira os melhores momentos no vídeo abaixo: