Giro d’Italia chega à última semana com grandes testes para os favoritos
O líder Tom Dumoulin terá de se mostrar capaz de superar as grandes subidas enquanto Nairo Quintana quer provar sua grande força nas montanhas.
Às vésperas de sua semana decisiva, o 100º Giro d’Italia tem Tom Dumoulin (Team Sunweb) na liderança da classificação geral. O holandês conquistou a maglia rosa na décima etapa, ocorrida na terça-feira (16), em uma prova de contrarrelógio individual de 39.8km, sua especialidade, tomando a liderança e abrindo boa margem à frente do favorito Nairo Quintana (Movistar),
Outro atleta que vem se destacando na competição é o colombiano Fernando Gaviria (Quick-Step Floors), vencedor da décima segunda e décima terceira etapa do Giro, chegando à sua quarta vitória em um estágio nessa centésima edição da prova.

Tom Dumoulin é o atual líder da classificação geral do 100º Giro d’Italia / © Divulgação
Na etapa de sábado (20), Dumoulin mostrou versatilidade e um bom ritmo na subida, em Oropa. Ele buscou a fuga de Quintana no último 1.5km da prova e finalizou a frente na linha de chegada, aumentando em 24 segundos sua vantagem na liderança da competição.
No dia seguinte, o holandês teve a oportunidade de aumentar ainda mais sua vantagem de tempo sobre Nairo Quintana após o colombiano sofrer uma queda em uma curva, porém, em uma bela atitude de espírito esportivo, Dumoulin sinalizou com as mãos para o pelotão desacelerar e esperar o atleta da Movistar voltar à competição.
“Foi uma etapa rápida e estressante porém um bom dia para mim. Eu estava apenas mantendo minha Maglia Rosa, nada mais. Eu não queria tomar tempo do Quintana quando ele bateu, porque não é a forma certa de fazê-lo. Às vezes, a corrida continua mas esse foi um bom momento para aguardá-lo.”, declarou Dumoulin.
Após o ocorrido, Quintana teve de trocar a sua bike e trabalhou junto de sua equipe para se recuperar na prova e chegar em segundo, atrás apenas de Bob Jungels (Quick-Step Floors), grande vencedor da etapa. Agora o colombiano está 2 minutos e 41 segundo atrás do líder Dumoulin.
Nas últimas etapas da competição, o atual detentor da maglia rosa, terá pela frente grandes obstáculos, literalmente, para conseguir manter-se na liderança da competição. Tom Dumoulin terá de se provar em subidas como os Alpes e Dolomites, nas etapas rainhas que irão ocorrer na terça-feira (23) e na quinta-feira (25).
Quintana, atual campeão da Vuelta a España, apostará todas suas fichas em sua força nas subidas para tomar a maglia rosa e vencer a 100º edição do Giro d’Italia.
Na briga pelo pódio, o francês Thibaut Pinot (FDJ) virá com bastante garra nessa última semana e com um bom trabalho de equipe, tendo como concorrente o sempre favorito Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida), o atual campeão do Giro d’Italia.
Confira no vídeo abaixo, os melhores momentos da semana: