Dupla de brasileiro perde a liderança da Cape Epic
Após cinco dias de desempenhos excepcionais, a Cannondale Factory Racing XC perdeu a camisa amarela para a dupla do campeão olímpico Nino Schurter.
Após cinco dias de desempenhos excepcionais, na etapa de hoje da Absa Cape Epic 2017, a dupla do brasileiro Henrique Avancini e do alemão Manuel Fumic (Cannondale Factory Racing XC) chegou em décimo lugar e caiu para terceiro na classificação geral da competição. A dupla que vestia a camisa amarela da liderança desde o prólogo, agora, está 9 minutos atrás dos primeiros colocados – o campeão olímpico Nino Schurter e seu colega de equipe Matthias Stirnemann (SCOTT-SRAM MTB Racing), vencedores desta quinta etapa, a primeira conquistada por eles.

A dupla Cannondale Factory Racing XC chegou em décimo lugar na quinta etapa da Absa Cape Epic 2017 / © Ewald Sadie/Cape Epic/SPORTZPICS
Logo atrás de Schurter e Stirnemann, cruzaram a linha de chegada, a dupla Michiel van der Heidjen e Andri Frischknecht (SCOTT-SRAM Young Guns), vencedores da etapa de ontem, e deram às equipes da SCOTT uma boa sequência de vitórias. Christoph Sauser e Jaroslav Kulhavy (Investec-Songo-Specialized) conquistaram o terceiro lugar.
Stirnemann ficou sem fôlego depois de cruzar a chegada e teve de tirar alguns minutos para se recompor antes de falar com a imprensa.
“A vitória da etapa foi ótima, especialmente após o começo que eu tive,” disse Stirnemann. “No início, eu estava realmente lutando pelo ritmo. Levei bastante tempo para começar, mas eu acho que depois da primeira subida do dia, eu comecei a me sentir muito melhor. Foi rápido, de novo, desde o começo. Na verdade, toda a etapa foi difícil…”, completou o atleta.
Em contraposição, Schurter parecia pronto para outros 84km. “É absolutamente incrível vencer a etapa,” ele disse. “Na primeira grande subida do dia, eu percebi que Christoph estava lutando; foi quando decidimos ir pra cima. Ambas as equipes SCOTT estavam se sentindo bem, então, é ótimo que nós agora conseguimos duas etapas para a equipe.”

A dupla SCOTT-SRAM MTB Racing conquistou a sua primeira etapa da competição / © Nick Muzik/Cape Epic/SPORTZPICS
Depois de conquistar a camisa amarela, Schurter espera um final emocionante na Cape Epic. “A camisa amarela é obviamente um bônus,” ele disse. “Os caras do cross-country tem ido muito bem na Absa Cape Epic deste ano; nós estamos felizes de continuar isso.”
Um furo no pneu da bike de Avancini colaborou com o resultado da equipe na etapa de hoje.
“Nós demos azar hoje, e meu amigo também lutou,” disse Manuel Fumic, a dupla do brasileiro. “Mas nós continuamos lutando. Isso acontece nestes eventos. Não estamos desapontados; nossa performance tem sido incrível e estamos muito felizes. Agora, você sabe, não há camisa amarela em nós, então, talvez amanhã vamos ter alguma diversão.”
A sexta etapa da Absa Cape Epic 2017 é anunciada como a etapa rainha – a mais difícil de todas as sete. Nela, figura a assustadora subida de Groenlandberg e um número de difíceis subidas e descidas – provavelmente, um dia bom para os especialistas em maratona exercerem algum controle.
“Eu não diria que somos favoritos,” disse Sauser. “Todos tem mostrado sua força, durante esta semana e lá o terreno é super áspero. O potencial para mecânica é muito alto. Amanhã é outro dia de aguardar e ver.” completou Sauser.