Apoiados por campeão olímpico, estreantes conquistam a quarta etapa da Cape Epic
A equipe da SCOTT mais jovem, a SCOTT-SRAM Young Guns, foi auxiliada pela equipe SCOTT do campeão olímpico Nino Schurter, a SCOTT-SRAM MTB Racing, na conquista da etapa.
A quarta etapa da Absa Cape Epic 2017, ocorrida nesta quinta-feira (23), foi dominada pelos estreantes Andri Frischknecht e Michiel Van der Heijden (SCOTT-SRAM Young Guns) com a ajuda do campeão olímpico Nino Schurter e seu colega de equipe Matthias Stirnemann (SCOTT-SRAM MTB Racing).

A quarta etapa da Absa Cape Epic 2017 foi vencida pela equipe SCOTT-SRAM Young Guns / © Greg Beadle/Cape Epic/SPORTZPICS
A dupla SCOTT-SRAM Young Guns cruzou a linha de chegada em um tempo de 4:10.00,3, com Schurter e Stirnemann colados logo atrás deles.
Após esta etapa, o campeão olímpico e seu colega de equipe ultrapassaram Christoph Sauser e jaroslav Kulhavy (Investec-Songo-Specialized) na classificação geral, ocupando a sua segunda colocação.
Já os líderes deste ranking, o brasileiro Henrique Avancini e o alemão Manuel Fumic (Cannondale Factory Racing XC) finalizaram a etapa em terceiro lugar, com pouco mais de dois minutos e meio de diferença dos primeiros colocados. Apesar disso, eles ainda vestem a camisa amarela de líderes.
Esta fase da competição foi uma trilha de 112km, partindo de Elandskloof, próximo à Greyton, até Oak Valley Wine Estate, em Elgin. Foi um dia em que a maioria esperava os maratonistas Christoph Sauser e Jaroslav Kulhavy (Investec-Songo-Specialized) fazerem seu movimento e jogarem os especialistas em cross-country para fora de seu caminho.

A dupla do brasileiro Henrique Avancini continua vestindo a camisa amarela da liderança / © Nick Muzik/Cape Epic/SPORTZPICS
Ao invés disso, foi a estrela do cross-country Schurter que atacou forte, e fazendo isso, ajudou sua equipe mais nova – a SCOTT-SRAM Young Guns, de Frischknecht (campeão suíço de cross-country sub-23 de 2015) e Van der Heijden (o campeão mundial de cross country sub-23 de 2014) – a conquistar a surpreendente vitória da etapa.
“Nós nunca pedalamos com um plano – nós apenas gostamos de pedalar,” disse Schurter em relação à parceria com a equipe campeã. “Hoje funcionou muito bem para ambas as nossas equipes, então, é fantástico. A última grande subida foi terrível, muito arenosa, mas ambos os nossos times pareceram administrar melhor e nós fomos capazes de fugir.”
O dia começou fresco e nublado – um alívio para os ciclistas que suportaram altas temperaturas desde o prólogo – mas diferente do clima e como é desde o início, o ritmo da corrida foi quente. Durante a maior parte do dia, o grupo de elite permaneceu junto, até Hector Paez e Max Knox (Kansai Plascon) emergirem à frente do conjunto. A dupla apareceu forte e em três horas de prova, eles tinham conquistado uma distância de 45 segundos entre eles e o grupo de perseguição.
Andri Frischknecht, um dos vencedores da etapa, estava comovido por seu dia emocionante de corrida. “Nós estamos muito felizes e muito surpresos. Quando olhamos para a etapa – 112km – nosso principal alvo era apenas sobreviver. Mas esta vitória é incrível; super legal. Correr com Nino e Matthias foi uma grande motivação, e quando nós administramos a última subida arenosa muito bem, começamos a pensar que poderíamos levar a etapa. Foi horrível (a subida arenosa) mas conseguimos!”

Os campeões da etapa tiveram o apoio do campeão olímpico Nino Schurter e de seu colega de equipe / © Nick Muzik/Cape Epic/SPORTZPICS
Apesar de aparecerem lutando na última metade da etapa, e finalizarem em terceiro, um dos líderes da classificação geral, Manuel Fumic foi otimista sobre a pedalada da Cannondale Factory Racing XC. “Nós achamos que Nino e Matthias conquistariam hoje, então, queríamos apenas manter Susi e Jaro sob controle,” ele disse.
“Nós gerenciamos isso bem na maior parte do dia, então nós estamos felizes de novo com o resultado. Nós não estávamos muito preocupados com Scott ganhar tempo; sabíamos que tínhamos um intervalo de tempo decente sobre eles. Hoje, era tudo sobre gerenciar o ritmo e manter a Investec-Songo-Specialized perto. Eu definitivamente diria que foi um outro dia bom para nós. É um longo caminho até sábado, então, hoje não queríamos gastar muita energia.”
Quando perguntaram o que equipes de cross-country estavam indo tão bem nesta edição da Cape Epic, Fumic respondeu com uma piscadela e um sorriso, “Bem, nós apenas somos os melhores mountain bikers.”