Dupla do brasileiro Avancini tem folga de tempo reduzida na classificação da Cape Epic
Após vencer a etapa, a dupla Cristoph Sauser e Jaroslav Kulhavy (Investec-Songo-Specialized) reduziram a diferença em mais de um minuto.
Nesta quarta-feira (22), aconteceu a terceira etapa da Absa Cape Epic, conquistada por Cristoph Sauser e Jaroslav Kulhavy (Investec-Songo-Specialized), esta foi a segunda vitória consecutiva deles na competição, o que possibilitou a redução da diferença de tempo em mais de um minuto na classificação geral para a dupla líder, do brasileiro Henrique Avancini e do alemão Manuel Fumic (Cannondale Factory Racing XC), ocupantes da quarta colocação da fase de hoje. Agora, a diferença de tempo entre as duplas é de 1min20s.

A dupla Cannondale Factory Racing XC teve a folga de tempo, na classificação geral, reduzida / © Nick Muzik/Cape Epic/SPORTZPICS
Logo atrás de Sauser e Kulhavy, com 4 milésimos de diferença, em um emocionante sprint final, chegaram Nino Schurter e Matthias Stirnemann (SCOTT-SRAM MTB Racing). Nicola Rohrbach e Daniel Geismayr (Centurion Vaude 2) conquistaram o terceiro lugar.
A terceira etapa foi relativamente curta, um trajeto de 78km. Um dia especial para os entendedores de cross-country.
Para vencer a etapa, a dupla Investec-Songo-Specialized esperou o momento certo para fazer o ataque decisivo na grande subida final do dia. Assim que atacaram, a dupla do brasileiro Avancini ficou para trás e foi forçada a pedalar forte para compensar o tempo.
Sauser e Kulhavy simplesmente mantiveram-se calmos, e asseguraram que a etapa iria finalizar com um sprint de duas equipes. Com Kulhavy na frente e Schurter em segundo, Stirneman julgou mal o local da linha de chegada e começou o sprint muito cedo, permitindo a ultrapassagem de Sauser.

A etapa foi encerrada com um emocionante sprint final / © Shaun Roy/Cape Epic/SPORTZPICS
“Foi um bom dia para nós,” disse Sauser. “Nós administramos para fazer um bom progresso e vencer a etapa. Foi um dia curto, então, nós não estávamos esperando pegar muito tempo da dupla Cannondale Factory Racing XC, mas conseguimos, então nós tomaremos a vitória e aquele pequeno bônus.”
“Nosso plano sempre foi colocar algum esforço extra na última subida do dia, na esperança de que poderíamos dividir o grupo, o que pareceu funcionar. Os caras da Cannondale estavam perseguindo dificilmente. Conseguimos então descer bem; há algumas pedras afiadas horríveis lá e a última coisa que queríamos era uma batida.”
Kulhavy acrescentou, “Hoje foi um dia muito melhor que ontem. Nosso plano foi atacar nas subidas e nos planos; e funcionou bem para nós hoje.”
Para a dupla SCOTT-SRAM MTB Racing, foi um caso do que poderia ter sido. Eles trabalharam duro o dia inteiro, apenas por um erro de cálculo não roubaram da dupla campeão a vitória de etapa.

A dupla Cristoph Sauser e Jaroslav Kulhavy (Investec-Songo-Specialized) conquistou a terceira etapa da Absa Cape Epic 2017 / © Shaun Roy/Cape Epic/SPORTZPICS
“Esta foi uma etapa curta, então Nino e eu sentimos como seria melhor para nós,” disse Stirnemann. “Nós queremos ganhar uma etapa todo dia, porém esta era uma que pensávamos que poderíamos pegar. Eu pensei que nós a tínhamos no final, mas eu comecei a acelerar muito cedo, antes da linha de chegada; Eu não sabia onde estava! E foi quando Susi me passou no último segundo. Eu aproveitei a pedalada, apesar disso. O dia inteiro foi muito bom, com uma excelente pedalada.”
Com um dia longo amanhã (23) – 112km de Elandskloof a Oak Valley em Elgin – os líderes gerais terão de suar a camisa se quiserem manter-se líderes. Especialmente após um dia em que nem tudo foi da forma como esperavam.
“Foi difícil. Mas sobrevivemos,” disse Avancini. “A primeira metade nós tínhamos sob controle. Mas Jaroslav e Christoph foram realmente fortes nas subidas e nos planos. Foi aí que nós perdemos um pouco. Foi um dia difícil para nós porém nós lutamos muito e continuaremos lutando até o último dia.”