Artista plástica se inspira nos pés e pedais para criar calendário ciclístico
Bruna Caldeira é uma artista plástica talentosa, que começou a usar a bicicleta para se deslocar por BH. Desses deslocamentos e encontros com outros ciclistas, Bruna começou a se inspirar na relação dos pés e pedais, e resolveu transformar isso em arte.
Com sua bike dobrável, Bruna Caldeira sobe as ladeiras de Belo Horizonte (MG) observando os pés dos ciclistas. Essa parte tão conectada do ser humano com a bicicleta é a fonte de inspiração da artista plástica, que vem reunindo fotos e ilustrações em seu projeto “Pés e Pedais”.
“Se trata de um experimento artístico autoral e independente. A partir das fotografias, eu desenvolvo pinturas e desenhos em várias técnicas. É a forma original que eu encontrei de retratar os ciclistas que usam a bike como meio de transporte.”, explica a designer gráfica.
Do projeto surgiram dois produtos: um calendário ilustrado com as artes de Bruna e um blog que nos possibilita conhecer melhor os ciclistas que conduzem esses pedais. No endereço na web, é possível encontrar uma página dedicada para cada ciclista retratado.
Saiba como comprar um exemplar do Calendário Pés e Pedais
“Eu busco ter uma amostra de ciclistas bastante equilibrada, incluindo diferentes gêneros e etnias. Nós mulheres, por exemplo, não somos nem 10% do total de ciclistas pedalando nas cidade brasileiras; a equidade nos meus retratos é mais uma maneira de incentivar mais mulheres a pedalarem.”, argumenta Bruna.
É nesse espaço que entendemos o peso da bicicleta na vida de cada um dos modelos. Seja mulher ou homem, todos eles tem uma profunda relação de autonomia com a bicicleta.
No blog, Bruna faz um relato bastante autoral do encontro com o ciclista retratado, e dá espaço a uma fala forte que resume bem qual é a principal relação deles com suas bicicletas.
Abaixo, você confere alguns dos cliques e artes de Bruna, e o que de mais importante cada um desses ciclistas tem a dizer sobre sua vida sobre duas rodas:
“A bicicleta é uma nova articulação social, uma ferramenta de cidadania e uma possibilidade de redescobrir lugares e pessoas.”
“Pedalar é uma necessidade. No começo era pra chegar aos lugares hoje vai além disso. Faz muito bem a meu corpo. Faz bem a cidade.”
“Por meio dela eu superei alguns medos e limites, conheci pessoas e debates que nem imaginava que estavam por aí.”
“Com as ciclovias e ciclofaixas em sp, tenho a possibilidade de ir a vários locais com mais segurança, mas quando não tem ciclovia ou ciclofaixa me meto no meio dos carros do mesmo jeito, afinal a cidade é de todo mundo, né?”
“Sair de casa pra qualquer lugar se torna uma atividade gostosa, às vezes mais gostosa que o próprio destino!”
“Costumo fazer estripulias durante o percurso casa–trabalho e vice-versa.”
Abaixo, você também pode conferir o vídeo de apresentação do Projeto Pés e Pedais: