Sagan e colombianos são destaques do início da temporada
Os ciclistas Nairo Quintana e Sergio Henao, nativos do país latino-americano, ganharam a Tirreno-Adriatico e a Paris-Nice, respectivamente.
As provas de estrada das primeiras semanas de março mostraram que Peter Sagan e os ciclistas colombianos vem com tudo para a temporada 2017. Sérgio Henao, Nairo Quintana e o eslovaco, atual campeão mundial, se destacaram nas competições que disputaram.
Quintana (Movistar Team) venceu a Tirreno-Adriatico pela segunda vez em sua carreira – a primeira foi em 2015. A vitória foi consagrada após a sétima e última etapa da competição: um contrarrelógio individual em San Benedetto del Tronto, vencida pelo australiano Rohan Dennis (BMC Racing), segundo colocado na classificação geral, com vinte e cinco segundos de diferença para o colombiano (25:56:27). Em terceiro ficou o francês Thibaut Pinot (FDJ), 36 segundos atrás de Quintana.
Nesta edição, assim como em sua primeira conquista, o colombiano encaminhou o título da corrida dos dois mares na encosta do Monte Terminillo, na etapa rainha, a mais dura da competição, onde se saiu vitorioso no sábado (11).
Em relação à vitória na competição, Nairo declarou: “Estou feliz por ganhá-la pela segunda vez e reembolsar minha equipe pelos esforços que fizeram por mim. Foi um contrarrelógio rápido hoje. Eu nunca estive preocupado pois os segundos estavam a meu favor antes do começo.”
Peter Sagan também se destacou na Tirreno-Adriatico ao vencer a terceira etapa, na sexta-feira (10), com um forte sprint, sem dar chance aos seus rivais. Mas o que mais surpreendeu a todos foi o feito realizado no domingo (12), quando o eslovaco faturou a quinta etapa, um estágio de montanha, bom para os escaladores, longe da característica principal do atual campeão mundial.
“Você nunca sabe o que vai acontecer, e hoje teve um pouco de vento,” declarou Sagan após a vitória na terceira etapa. “Todo mundo estava assustado sobre o vento nos últimos 50 quilômetros, mas no final nada aconteceu e talvez muitos ciclistas chegaram ao final sem pernas. No último par de quilômetros, houve ventos cruzados”. E completou: “A temporada está apenas começando e eu espero que esta não seja a última vitória. Eu tenho de agradecer a todos os meus colegas de equipe, pois eles fizeram um excelente trabalho hoje”.
Colômbia também vence na Paris-Nice
Outra conquista colombiana ocorreu na Paris-Nice 2017, com Sergio Henao (Sky), apesar do esforço de Alberto Contador (Trek-Segafredo) que com atuações sólidas nas últimas etapas quase tirou o título de Henao. O ciclista espanhol acabou ficando em segundo lugar por uma diferença de dois segundos, repetindo a história de 2016, quando o atleta ficou atrás de um ciclista da Sky por uma margem pequena.
O ciclista italiano Daniel Martin (Quick-Step Floors) ficou em terceiro lugar com uma diferença de 30 segundos do primeiro colocado.
Henao é o segundo ciclista colombiano na história a vencer o Paris-Nice, depois de Carlos Betancur em 2014, também é o vencedor com a menor margem de todas as edições da competição.